Planejamento
de Português - 2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
Suportes
|
5° ANO
|
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura Escrita
|
1.1- Conhecer e valorizar a escrita em diferentes
modos de produção e circulação em diferentes usos e funções.
1.3/1.6 -Conhecer os usos e funções sociais da
escrita.
|
*Dos espaços de circulação dos textos.
*Das formas de aquisição e acesso aos textos.
*Reconhecimento e classificação, pelo formato,
dos diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, ditado,
jornais, folhetos, etc.
|
Livro
didático Porta Aberta.
Unidades
5 e 6.
Páginas:
87 à 122.
Tirinhas;
Histórias
em quadrinhos;
Propagandas;
Textos
informativos;
Diferentes
gêneros textuais.
|
T/C
T/C
|
Eixo 2
Leitura
|
2.1-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis
à leitura.
2.2-Identificar diferentes gêneros textuais.
2.3-Antecipar conteúdos a serem lidos a partir do suporte, do gênero, da
contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios
sobre o tema.
2.7-Compreender globalmente os textos lidos,
identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações
implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.
2.10-Reconhecer a presença de diferentes
enunciadores, nos textos lidos, identificando as marcas gráficas e
linguísticas que simbolizam suas vozes.
2.12
– identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
2.16-
Perceber a pontuação como um dos elementos na produção de sentidos.
|
*Visita a biblioteca, a bancas de jornais, a
livraria, etc.
*Diferentes gêneros textuais.
*Levantamento e confirmação de hipóteses, antes e
no decorrer da leitura.
*Identificação das finalidades e usos sociais de
textos e seus portadores.
*Aplicação de estratégias básicas para a produção
de respostas pertinentes a perguntas feitas.
*Textos variados.
*Identificação de recursos usados em entrevistas
para diferenciar as perguntas do entrevistador das respostas do entrevistado.
*Uso das aspas para marcar fala de personagens.
Perceber a função dos sinais de pontuação para
construção dos sentidos.
|
|
T
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 3
Conhecimentos
ortográficos e linguísticos
|
3.1/3.2/3.3/3.4-Identificar as letras,
reconhecimento visual e graficamente as de traçado semelhante.
3.5-Dominar
grafias regidas por regras contextuais, isto é, aquelas que dependem
da posição que os fonemas/grafemas ocupam na palavra.
3.7- Dominar grafias regidas por regras
morfológicas.
3.9- – Usar o dicionário para sanar duvida
quanto à grafia das palavras
|
*Reconhecimento do alfabeto e da correspondência
grafema/fonema.
*Emprego da letra maiúscula.
*Domínio da grafia de palavras que sofrem
interferência da fala.
*Domínio de grafias regidas por regras
contextuais. Ex: m antes de B e P , S entre vogais...
Verbos, substantivos, adjetivos...
O dicionário deve ser instrumento permanente na escola,
tanto para esse como para busca de significado, de classe gramatical entre
outros
|
∙ Emprego do dicionário para
certificação da escrita correta
|
C
C
T/C
T/C
|
Eixo 4
Produção
escrita
|
4.1-Compreender e valorizar o uso da escrita com
diferentes funções, em diferentes gêneros, na sociedade contemporânea.
4.2-Produzir textos escritos de gêneros diversos,
considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas
características linguísticas e discursivas.
4.3-Dispor no papel e organizar o próprio texto
de acordo com as convenções da escrita.
4.4-Escrever segundo o princípio alfabético, as
regras ortográficas e as regras de pontuação de final de frase e de
sinalização de diálogos.
4.7- Usar a variedade lingüística apropriada ao
gênero textual, a situação de produção e de circulação ao destinatário,
fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática.
|
*Reconhecimento do uso da escrita no âmbito
pessoal e social.
*Consideração das condições de produção dos
textos escritos definidos na tarefa.
*Produção de textos de diferentes gêneros.
*Emprego da letra legível.
*Produção de textos, segundo o princípio
alfabético.
Utilização das regras básicas de concordância
verbal e nominal.
|
|
T/C
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 5
Oralidade
|
5.1-Participar das atividades em sala de aula,
interagindo com os colegas e o professor.
5.2-Respeitar a diversidade das formas de
expressão oral manifestadas por colegas, professores e funcionários da
escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar.
5.4-Planejar a fala em situações de
linguagem formal, isto é, a modalidade
culta padrão.
5.7 Fazer recomto oral de histórias lidas.
5.8- Planejar trabalhos escolares e apresentar.
|
*Relato de experiências vividas.
*Leitura em voz alta de textos com finalidade
determinada.
*Debates.
*A escrita como apoio em situações de fala
planejada.
*Variantes linguísticas.
*Utilização das
normas de emprego do padrão culto como concordância verbal e nominal
adequada.
Hora cívica, apresentação ao público.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Planejamento
de Matemática - 2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
Suportes
|
5°
|
Eixo1
Espaço
e forma
|
1.3-Identificar pontos de referência para situar
e deslocar pessoas/objetos no espaço.
1.10/1.11-Identificar propriedades comuns e
diferenças entre poliedros relacionando figuras tridimencionais e suas
planificações.
|
*Descrição, interpretação e representação, no
plano, da posição de uma pessoa ou objeto.
*Utilização de malha quadriculada para
representar, no plano, a posição de uma pessoa.
*Descrição, interpretação e representação do
movimento.
Confecção das figuras geométricas e utilização do
tangran.
|
Livro
didático Porta Aberta.
Unidades
4 e 5.
Páginas
64 à 114.
|
T/C
C
C
|
Eixo 2
Grandezas
e medidas
|
2.1-Comparar grandezas de massa, comprimento,
capacidade e tempo, tendo como referência unidades de medidas
não-convencionais ou convencionais.
2.2-Resolver problemas significativos utilizando
unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
2.3-Estabelecer relações entre unidades de
medidas de tempo e compreender as transformações do tempo cronológico em
situações do cotidiano.
2.4/2.5- Reconhecer e interpretar datas e horas,
relações entre o horário de início e de término de um evento.
|
*Utilização dos instrumentos de medidas presentes
no cotidiano.
*Medidas de massa e capacidade.
*Situação-problema envolvendo as medidas de
tempo, superfície, massa e capacidade.
*Situações-problema significativas que requeiram
conversão(transformação).
Relógio analógico e digital, agendas,
calendários, situações envolvendo medidas de tempo.
|
Pesquisas
|
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 3
Números
e operações-álgebra e funções
|
3.3-Reconhecer números naturais e racionais em diversas situações.
3.4-Escrever, comparar e ordenar números naturais
de qualquer grandeza.
.
3.6-Utilizar estratégias pessoais e técnicas
convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração,
multiplicação e divisão.
3.9- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em
situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos e
orçamentos.
|
*Reconhecimento de números naturais e racionais
no cotidiano.
*Escrita, leitura, comparação e ordenação de
notações numéricas pela compreensão das características do sistema de
numeração decimal.
*Adição e subtração, multiplicação e divisão com números naturais.
Situações problemas envolvendo sistema monetário.
|
|
T/C
T/C
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 4
Tratamento
da informação
|
.
4.2-Ler e interpretar informações e dados
apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e
gráficos, e em situações-problema.
4.3-Elaborar, em situações-problema e por meio de
apresentação de dados, tabelas e gráficos.
4.4- Transformar listas e tabelas em gráficos.
|
*Pesquisa e interpretação de dados.
*Seleção e organização dos dados em tabelas
simples.
*Leitura e interpretação de informações presentes
nos meios de comunicação e no mundo, registrando por meio de tabela e
gráficos.
*Interpretar e sistematizar os dados.
*Elaborar tabelas e gráficos.
|
|
R
T
T
|
Planejamento
de História - 2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
|
CAPACIADES
|
CONTEÚDOS
|
|
5°
|
Eixo1
Temporalidade
histórica
|
1.5-Comparar acontecimentos no tempo, tendo como
referência os conteúdos de anterioridade
e simultaneidade.
1.6-Associar as diferentes preferências entre
pessoas de gerações distintas como sendo um aspecto que demonstra mudanças de
comportamento em termos históricos.
1.7-Perceber as diferenças entre o tempo do
indivíduo, o tempo das instituições sociais e o tempo histórico mais amplo.
|
*Acontecimentos passados importantes.
Datas históricas.
*Textos informativos das principais datas
históricas.
*Textos variados.
|
|
R/T/C
|
Eixo 4
Ocupação
do território
|
4.6-Perceber e valorizar a diversidade étnica e
cultural do povo brasileiro.
4.13-Identificar os movimentos de resistência dos
africanos e afrodescendentes.
4.15-Descrever o fim da escravidão no Brasil.
4.16-Interpretar dados de uma tabela relativa à
entrada de imigrantes no Brasil.
4.17- Identificar as contribuições dos imigrantes
para o Brasil ao longo do tempo.
4.18- Identificar as semelhanças e diferenças de
hábitos e costumes dos imigrantes e dos brasileiros.
|
*Textos variados.
*Pesquisas.
*Livro Porta Aberta- Páginas 88 à 113.
*Livro Porta Aberta- Página 117.
Imigração.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 5
O
Brasil Colonial
|
5.1- Compreender o contexto de transferência da
família real para o Brasil.
5.2- contextualizar a descoberta do ouro no
território brasileiro no período colonial.
5.3- Compreender o significado da abertura dos
portos na economia do Brasil no período colonial.
5.5-Identificar o sistema de capitanias
Hereditárias como a primeira tentativa de povoamento do território
brasileiro.
|
A chegada da família real no Brasil.
*Livro Porta Aberta- Página 84.
*Textos variados.
*Pesquisa.
Capitanias hereditárias.
Implantação do governo geral.
|
|
I/T/C
|
Eixo 6
A
Independência do Brasil
|
6.3-Identificar no período colonial, os
acontecimentos ocorridos entre os anos de 1.500 até os anos de 1.822 e os impactos causados
nos aspectos político, social e econômico do Brasil.
|
*Textos informativos variados.
|
|
I/T/C
|
Eixo 7
O
Império e a Proclamação da República
|
7.5-Compreender que na República existem três
poderes e, que cada um deles, exerce funções distintas.
|
*Estudo dos Três Poderes. Textos informativos
variados.
|
|
I/T/C
|
Planejamento
de Geografia - 2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4°
|
5°
|
Eixo 1
Linguagem
cartográfica e escala
|
1.8-Identificar os mapas como meio de comunicação
da representação gráfica do espaço geográfico.
1.9-Representar e interpretar informações sobre
diferentes paisagens, utilizando procedimentos convencionais da linguagem
cartográfica.
1.10- Produzir mapas ou roteiros simples
considerando as características da linguagem cartográfica como as relações de
distâncias, direção, ou sistema de cores e legendas.
1.11- Reconhecer a importância da representação
cartográfica como fonte de representação e reflexão.
|
*Mapas temáticos.
*Pesquisas.
*Escala.
*Ampliação e variação
da escala.
*Construção de maquetes e legendas.
|
|
R/T/C
R/T/C
|
Eixo2
O
ambiente em que vivemos: campo e cidade/espaço rural e urbano
|
2.22-Conhecer aspectos da população brasileira e
como ela se distribui no território.
|
*População brasileira: urbana e rural.
|
|
I/T
|
Eixo 3
A
natureza e sua dinâmica
|
3.2-Identificar as principais formas de relevo da
superfície terrestre.
3.3-Compreender que o relevo é modificado pela
ação da natureza e dos seres humanos.
3.4-Identificar as características do relevo
brasileiro.
|
*As paisagens dos lugares.
*Textos variados
*Pesquisas.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 4
As
regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.
|
4.4-Interpretar tabelas e gráficos para se
informar sobre a população do Brasil.
4.5-interpretar as diferentes divisões regionais
do Brasil, levando em conta os critérios usados nessa regionalização.
4.6-Reconhecer, a partir da interpretação de
informações, os aspectos que caracterizam cada região brasileira.
|
*Textos variados
*As regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste,
Sudeste, Sul e Norte.
*Livro
Porta Aberta,
páginas
117 a 157.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 5
O Planeta Terra
|
5.1- Conhecer algumas características do Planeta
Terra.
5.2- Relacionar a inclinação do eixo de rotação
da Terra à existência das diferentes zonas climáticas.
|
O Planeta Terra.
Os movimentos da terra: rotação e translação.
|
|
|
Planejamento
de Ciências - 2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
|
5°
|
Eixo 1
Vida e
ambiente
|
1.6-Comparar solos de diferentes ambientes
relacionando suas características às condições desses ambientes para
aproximar da noção de solo como componente dos ambientes integrados aos
demais.
1.7- Caracterizar técnicas de utilização do solo
nos ambientes urbano e rural.
1.8- Estabelecer comparação de diferentes tipos
de solo para identificar suas características comuns:
Presença de água, ar, areia, argila, matéria
orgânica.
1.9-Estabelecer relação entre solo, a água e os
seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão.
1.32-Relacionar queimadas à morte dos seres vivos
e do solo e, consequentemente, à perda da fertilidade.
|
*Características e composição do solo.
*Textos variados.
*Livro Porta Aberta- Páginas 41 à 45.
Técnicas da utilização do solo.
*Tipos de solo.
*Propriedades.
*Utilização.
|
|
R/T/C
R/T/C
R/T/C
|
Eixo 2
Ser
humano e saúde
|
2.1-Reconhecer cada sistema em sua
particularidade, sua relação com os demais e com o corpo humano como um todo,
num processo harmônico.
2.2-Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos
e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como
um todo integrado.
2.3-Reconhecer que a urina é produto de filtração
do sangue pelos rins, processo que concorre para a eliminação de resíduos do
corpo.
2.8-Compreender que a saúde é produzida nas
relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores
de risco à saúde presentes no meio em que se vive.
|
*Nosso corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta
Aberta- páginas 102 à 121.
*Projeto Dengue.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
R/T/C
|
Eixo 3
Terra e
universo
|
3.1 – Reconhecer as teorias que tentam
explicar a origem do universo o pensamento e as crenças do homem de diversos
momentos da história da humanidade.
3.2 – Compreender o que são corpos
celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão
permanente do universo e de seus componentes.
3.3 – Identificar galáxias, estrelas,
planetas, satélites naturais e artificiais.
|
*Textos variados.
*Pesquisas.
|
|
I/T/C
|
Eixo 4
Tecnologia
e sociedade
|
4.1-Comparar e classificar equipamentos,
utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas características e sua
utilização.
4.2-Comparar
e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu
funcionamento à utilização de energia.
4.3-Reconhecer e nomear as fontes de energia que
são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.
4.4-Relacionar algumas atividades humanas com a
utilização de diferentes formas de energia.
|
*As grandes invenções.
*Textos variados.
*Pesquisas.
*Livro Porta Aberta- Páginas 142 à 149.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
R/T/C
|
Educação Religiosa 5° ano-2°bimestre
TEMAS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
|
5°
|
|
|
|
|
I/T/C
|
Tema 2
|
Sou alguém identificado e reconhecido como ser humano
|
*Como alguém, identifico o outro e o reconheço
como meu semelhante.
*Dinâmicas.
*Textos reflexivos.
|
|
I/T/C
|
|
|
|
|
I/T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário