terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento de todas as matérias - 2º Bimestre - 5°Ano


Planejamento de Português  -  2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:

EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
Suportes
5° ANO
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura Escrita
1.1- Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação em diferentes usos e funções.

1.3/1.6 -Conhecer os usos e funções sociais da escrita.

*Dos espaços de circulação dos textos.

*Das formas de aquisição e acesso aos textos.

*Reconhecimento e classificação, pelo formato, dos diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, ditado, jornais, folhetos, etc.
Livro didático Porta Aberta.

Unidades 5 e 6.
Páginas: 87 à 122.

Tirinhas;
Histórias em quadrinhos;
Propagandas;
Textos informativos;
Diferentes gêneros textuais.



T/C






T/C
Eixo 2
Leitura
2.1-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

 2.2-Identificar diferentes gêneros textuais.

2.3-Antecipar conteúdos a serem  lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema.

2.7-Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações  explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.

2.10-Reconhecer a presença de diferentes enunciadores, nos textos lidos, identificando as marcas gráficas e linguísticas que simbolizam suas vozes.

2.12 – identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

2.16- Perceber a pontuação como um dos elementos na produção de sentidos.

*Visita a biblioteca, a bancas de jornais, a livraria, etc.

*Diferentes gêneros textuais.

*Levantamento e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.

*Identificação das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.
*Aplicação de estratégias básicas para a produção de respostas pertinentes a perguntas feitas.

*Textos variados.

*Identificação de recursos usados em entrevistas para diferenciar as perguntas do entrevistador das respostas do  entrevistado.

*Uso das aspas para marcar fala de personagens.




Perceber a função dos sinais de pontuação para construção dos sentidos.




















































T








T/C














T/C




T/C
Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
3.1/3.2/3.3/3.4-Identificar as letras, reconhecimento visual e graficamente as de traçado semelhante.



3.5-Dominar  grafias regidas por regras contextuais, isto é, aquelas que dependem da posição que os fonemas/grafemas ocupam na palavra.


3.7- Dominar grafias regidas por regras morfológicas.

3.9- – Usar o dicionário para sanar duvida quanto à grafia das palavras
*Reconhecimento do alfabeto e da correspondência grafema/fonema.

*Emprego da letra maiúscula.

*Domínio da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.
*Domínio de grafias regidas por regras contextuais. Ex: m antes de B e P , S entre vogais...

Verbos, substantivos, adjetivos...


O dicionário deve ser instrumento permanente na escola, tanto para esse como para busca de significado, de classe gramatical entre outros






















∙ Emprego do dicionário para certificação da escrita correta
C




C







T/C





T/C






Eixo 4
Produção escrita
4.1-Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros, na sociedade contemporânea.

4.2-Produzir textos escritos de gêneros diversos, considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas características linguísticas e discursivas.

4.3-Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.

4.4-Escrever segundo o princípio alfabético, as regras ortográficas e as regras de pontuação de final de frase e de sinalização de diálogos.

4.7- Usar a variedade lingüística apropriada ao gênero textual, a situação de produção e de circulação ao destinatário, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática.

*Reconhecimento do uso da escrita no âmbito pessoal e social.

*Consideração das condições de produção dos textos escritos definidos na tarefa.

*Produção de textos de diferentes gêneros.

*Emprego da letra legível.

*Produção de textos, segundo o princípio alfabético.










Utilização das regras básicas de concordância verbal e nominal.

T/C









T/C








T/C





T/C
Eixo 5
Oralidade
5.1-Participar das atividades em sala de aula, interagindo com os colegas e o professor.

5.2-Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestadas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar.

5.4-Planejar a fala em situações de linguagem  formal, isto é, a modalidade culta padrão.

5.7 Fazer recomto oral de histórias lidas.

5.8- Planejar trabalhos escolares e apresentar.


*Relato de experiências vividas.

*Leitura em voz alta de textos com finalidade determinada.

*Debates.

*A escrita como apoio em situações de fala planejada.

*Variantes linguísticas.

*Utilização das  normas de emprego do padrão culto como concordância verbal e nominal adequada.




Hora cívica, apresentação ao público.

T/C






T/C









T/C
                                                                            
                                                         Planejamento de Matemática -  2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
               
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
Suportes
Eixo1
Espaço e forma





1.3-Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.






1.10/1.11-Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros relacionando figuras tridimencionais e suas planificações.
*Descrição, interpretação e representação, no plano, da posição de uma pessoa ou objeto.

*Utilização de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.

*Descrição, interpretação e representação do movimento.


Confecção das figuras geométricas e utilização do tangran.

Livro didático Porta Aberta.
Unidades 4 e 5.
Páginas 64 à 114.
T/C





C






C
Eixo 2
Grandezas e medidas
2.1-Comparar grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de medidas não-convencionais ou convencionais.

2.2-Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.

2.3-Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano.

2.4/2.5- Reconhecer e interpretar datas e horas, relações entre o horário de início e de término de um evento.
*Utilização dos instrumentos de medidas presentes no cotidiano.

*Medidas de massa e capacidade.

*Situação-problema envolvendo as medidas de tempo, superfície, massa e capacidade.

*Situações-problema significativas que requeiram conversão(transformação).





Relógio analógico e digital, agendas, calendários, situações envolvendo medidas de tempo.








Pesquisas
T/C








T/C








T/C
Eixo 3
Números e operações-álgebra e funções


3.3-Reconhecer números  naturais e racionais em diversas situações.

3.4-Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

.


3.6-Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.

3.9- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos e orçamentos.


*Reconhecimento de números naturais e racionais no cotidiano.

*Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

*Adição e subtração, multiplicação  e divisão com números naturais.





Situações problemas envolvendo sistema monetário.

T/C







T/C





T/C




T/C




T/C
Eixo 4
Tratamento da informação
.

4.2-Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema.

4.3-Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos.

4.4- Transformar listas e tabelas em gráficos.
*Pesquisa e interpretação de dados.

*Seleção e organização dos dados em tabelas simples.

*Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrando por meio de tabela e gráficos.

*Interpretar e sistematizar os dados.

*Elaborar tabelas e gráficos.



R




T






T

Planejamento de História -  2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:

EIXOS
CAPACIADES
CONTEÚDOS

Eixo1
Temporalidade histórica
1.5-Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência os conteúdos de anterioridade  e simultaneidade.

1.6-Associar as diferentes preferências entre pessoas de gerações distintas como sendo um aspecto que demonstra mudanças de comportamento em termos históricos.

1.7-Perceber as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais e o tempo histórico mais amplo.


*Acontecimentos passados importantes.
Datas históricas.

*Textos informativos das principais datas históricas.

*Textos variados.

R/T/C
Eixo 4
Ocupação do território
4.6-Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.

4.13-Identificar os movimentos de resistência dos africanos e afrodescendentes.

4.15-Descrever o fim da escravidão no Brasil.

4.16-Interpretar dados de uma tabela relativa à entrada de imigrantes no Brasil.

4.17- Identificar as contribuições dos imigrantes para o Brasil ao longo do tempo.

4.18- Identificar as semelhanças e diferenças de hábitos e costumes dos imigrantes e dos brasileiros.
*Textos variados.

*Pesquisas.

*Livro Porta Aberta- Páginas 88 à 113.

*Livro Porta Aberta- Página 117.









Imigração.

I/T/C



I/T/C






I/T/C





I/T/C
Eixo 5
O Brasil Colonial
5.1- Compreender o contexto de transferência da família real para o Brasil.

5.2- contextualizar a descoberta do ouro no território brasileiro no período colonial.

5.3- Compreender o significado da abertura dos portos na economia do Brasil no período colonial.
5.5-Identificar o sistema de capitanias Hereditárias como a primeira tentativa de povoamento do território brasileiro.
A chegada da família real no Brasil.
*Livro Porta Aberta- Página 84.


*Textos variados.
*Pesquisa.








Capitanias hereditárias.
Implantação do governo geral.






I/T/C
Eixo 6
A Independência do Brasil
6.3-Identificar no período colonial, os acontecimentos ocorridos entre os anos de 1.500  até os anos de 1.822 e os impactos causados nos aspectos político, social e econômico do Brasil.
*Textos informativos variados.

I/T/C
Eixo 7
O Império e a Proclamação da República
7.5-Compreender que na República existem três poderes e, que cada um deles, exerce funções distintas.
*Estudo dos Três Poderes. Textos informativos variados.

I/T/C

                                                         Planejamento de Geografia -  2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
Eixo 1
Linguagem cartográfica e escala
1.8-Identificar os mapas como meio de comunicação da representação gráfica do espaço geográfico.

1.9-Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens, utilizando procedimentos convencionais da linguagem cartográfica.

1.10- Produzir mapas ou roteiros simples considerando as características da linguagem cartográfica como as relações de distâncias, direção, ou sistema de cores e legendas.

1.11- Reconhecer a importância da representação cartográfica como fonte de representação e reflexão.
*Mapas temáticos.

*Pesquisas.








*Escala.
*Ampliação e variação
da escala.
*Construção de maquetes e legendas.

R/T/C



R/T/C
Eixo2
O ambiente em que vivemos: campo e cidade/espaço rural e urbano
2.22-Conhecer aspectos da população brasileira e como ela se distribui no território.

*População brasileira: urbana e rural.


I/T
Eixo 3
A natureza e sua dinâmica
3.2-Identificar as principais formas de relevo da superfície terrestre.

3.3-Compreender que o relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos.

3.4-Identificar as características do relevo brasileiro.
*As paisagens dos lugares.
*Textos variados

*Pesquisas.

I/T/C





I/T/C




I/T/C
Eixo 4
As regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.

















4.4-Interpretar tabelas e gráficos para se informar sobre a população do Brasil.

4.5-interpretar as diferentes divisões regionais do Brasil, levando em conta os critérios usados nessa regionalização.

4.6-Reconhecer, a partir da interpretação de informações, os aspectos que caracterizam cada região brasileira.

*Textos variados

*As regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.

*Livro Porta Aberta,
páginas 117 a 157.

I/T/C




I/T/C







I/T/C
                Eixo 5
O Planeta Terra
5.1- Conhecer algumas características do Planeta Terra.

5.2- Relacionar a inclinação do eixo de rotação da Terra à existência das diferentes zonas climáticas.
O Planeta Terra.



Os movimentos da terra: rotação e translação.




Planejamento de Ciências -  2º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS

Eixo 1
Vida e ambiente
1.6-Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas características às condições desses ambientes para aproximar da noção de solo como componente dos ambientes integrados aos demais.

1.7- Caracterizar técnicas de utilização do solo nos ambientes urbano e rural.

1.8- Estabelecer comparação de diferentes tipos de solo para identificar suas características comuns:
Presença de água, ar, areia, argila, matéria orgânica.

1.9-Estabelecer relação entre solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão.

1.32-Relacionar queimadas à morte dos seres vivos e do solo e, consequentemente, à perda da fertilidade.
*Características e composição do solo.

*Textos variados.

*Livro Porta Aberta- Páginas 41 à 45.





Técnicas da utilização do solo.


*Tipos de solo.
*Propriedades.
*Utilização.

R/T/C










R/T/C






R/T/C
Eixo 2
Ser humano e saúde
2.1-Reconhecer cada sistema em sua particularidade, sua relação com os demais e com o corpo humano como um todo, num processo harmônico.

2.2-Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como um todo integrado.

2.3-Reconhecer que a urina é produto de filtração do sangue pelos rins, processo que concorre para a eliminação de resíduos do corpo.

2.8-Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde presentes no meio em que se vive.
*Nosso corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta Aberta- páginas 102 à 121.

*Projeto Dengue.

I/T/C






I/T/C











I/T/C






R/T/C
Eixo 3
Terra e universo
3.1 – Reconhecer as teorias que tentam explicar a origem do universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade.

3.2 – Compreender o que são corpos celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão permanente do universo e de seus componentes.

3.3 – Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.


*Textos variados.

*Pesquisas.

I/T/C
Eixo 4
Tecnologia e sociedade
4.1-Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas características e sua utilização.

4.2-Comparar  e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia.

4.3-Reconhecer e nomear as fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.

4.4-Relacionar algumas atividades humanas com a utilização de diferentes formas de energia.
*As grandes invenções.

*Textos variados.

*Pesquisas.






*Livro Porta Aberta- Páginas 142 à 149.

I/T/C







I/T/C









I/T/C







R/T/C

Educação Religiosa 5° ano-2°bimestre
TEMAS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS





I/T/C
Tema 2
Sou alguém identificado  e reconhecido como ser humano
*Como alguém, identifico o outro e o reconheço como meu semelhante.

*Dinâmicas.

*Textos reflexivos.

I/T/C




I/T/C



Nenhum comentário:

Postar um comentário