Ciências
- 5° ano - 2°bimestre
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4°
|
5°
|
Eixo 1
Vida e ambiente
|
1.6-Comparar
solos de diferentes ambientes relacionando suas características às condições
desses ambientes para aproximar da noção de solo como componente dos ambientes
integrados aos demais.
1.9-Estabelecer
relação entre solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade,
fertilidade e erosão.
1.32-Relacionar
queimadas à morte dos seres vivos e do solo e, consequentemente, à perda da
fertilidade.
|
*Características
e composição do solo.
*Textos
variados.
*Livro
Porta Aberta- Páginas 41 à 45.
|
|
R/T/C
R/T/C
R/T/C
|
Eixo 2
Ser humano e saúde
|
2.1-Reconhecer
cada sistema em sua particularidade, sua relação com os demais e com o corpo
humano como um todo, num processo harmônico.
2.2-Estabelecer
relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de
nutrição para compreender o corpo como um todo integrado.
2.3-Reconhecer
que a urina é produto de filtração do sangue pelos rins, processo que
concorre para a eliminação de resíduos do corpo.
2.8-Compreender
que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e
sociocultural, identificando fatores de risco à saúde presentes no meio em
que se vive.
|
*Nosso
corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta Aberta- páginas 102 à 121.
*Projeto
Dengue.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
R/T/C
|
Eixo 3
Terra e universo
|
3.7-Identificar
a Lua como satélite da Terra.
|
*Lua:
Satélite da Terra
*Textos
variados.
|
|
I/T/C
|
Eixo 4
Tecnologia e sociedade
|
4.1-Comparar
e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre
suas características e sua utilização.
4.2-Comparar e classificar equipamentos, utensílios,
ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia.
4.3-Reconhecer
e nomear as fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são
produto de suas transformações.
4.4-Relacionar
algumas atividades humanas com a utilização de diferentes formas de energia.
|
*As
grandes invenções.
*Textos
variados.
*Pesquisas.
*Livro
Porta Aberta- Páginas 142 à 149.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
R/T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário