Momento 1
O professor mostrará a imagem abaixo para os alunos
e iniciará uma conversa a respeito da personagem apresentada, a qual será norteada pelas perguntas:
Quem aparece nesta imagem?
Como são fisicamente as bruxas?
Elas são bonitas?
Elas são pessoas bondosas?
O que as bruxas fazem de maldades?
Vocês conhecem histórias sobre bruxas? Quais?
Quais animais aparecem na figura e sempre acompanham as bruxas?
Como as bruxas se locomovem?
Momento 2
A partir dessa última pergunta, na qual os alunos irão reconhecer que as bruxas normalmente nas histórias "andam de vassouras", o professor trabalhará o poema abaixo.
Vassoural
A bruxa tem um jardim
plantadinho de vassouras.
Quando as vassouras se esticam,
amarelam bem maduras,
elas se largam no chão
e voam pela noite escura.
Varre, varre, vassourinha
varre o preto e mostra a lua,
varre a noite, limpa a estrela
poesia ninguém segura.
Sylvia Orthof
O professor lerá o poema acima em voz alta e pedirá que os alunos, coletivamente, também a leiam.
Ilustrarem o poema em folhas de ofício.
Os alunos que se interessarem irem à frente da sala declamar o poema, após um tempo de leitura, fiquem a vontade.
Momento 3
Observem as imagens a seguir.
O professor lerá as instruções de preparo e de uso da vassoura de bruxa, comentando-as e esclarecendo aos alunos que essas informações são úteis para ensinar as bruxas ou outros leitores a como utilizar a vassoura e também para advertir acerca de cuidados com esse produto.
Eu convido a vocês a procurar em casa alguns manuais de instruções que ensinam a utilizar um aparelho como televisão, rádio, geladeira, DVD, etc.
Momento 4
Na aula seguinte, os alunos levarão esses manuais para a sala e os mostrarão para os outros alunos, lendo algumas informações que eles escolherem.
Momento 5
O professor apresentará a imagem de um outro manual de instrução, de uma vassoura elétrica.
Após a leitura desse manual, os alunos responderão as perguntas abaixo:
Esse manual apresenta instruções de montagem e uso de qual produto?
Esse manual é dividido em quantas partes? Quais são elas?
Como se usa essa vassoura?
Cite alguns cuidados com a vassoura.
Registre as possíveis causas do não funcionamento da vassoura
Momento 6
A última atividade proposta pelo professor será a escrita de um poema, semelhante ao lido por eles, abordando a temática do uso da vassoura.
Os alunos, em duplas, poderão escrever o poema com base no que aprenderam sobre as vassouras elétricas.
Avaliação
O professor avaliará se os alunos compreenderam a estrutura do gênero manual de instrução a partir da apresentação dos manuais trazidos por eles e a partir da atividade de interpretação de um manual em duplas. Avaliará, ainda, se os alunos foram capazes de escrever um pequeno poema abordando o produto vassoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário