terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento de Matemática 5° ano - 2°bimestre

Planejamento de Matemática 5° ano - 2°bimestre
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
Eixo1
Espaço e forma
1.1-Descrever, interpretar, identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários.

1.2-Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.

1.3-Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
*Descrição, interpretação e representação, no plano, da posição de uma pessoa ou objeto.

*Utilização de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.

*Descrição, interpretação e representação do movimento.

T/C





C






C
Eixo 2
Grandezas e medidas
2.1-Comparar grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de medidas não-convencionais ou convencionais.

2.2-Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.

2.3-Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano.
*Utilização dos instrumentos de medidas presentes no cotidiano.

*Medidas de massa e capacidade.

*Situação-problema envolvendo as medidas de tempo, superfície, massa e capacidade.

*Situações-problema significativas que requeiram conversão(transformação).

T/C








T/C








T/C
Eixo 3
Números e operações-álgebra e funções
3.1-Relacionar a história da matemática na construção do conceito de número e sua importância no contexto social.

3.2-Reconhecer o agrupamento em base 10 e sua relação com  o Sistema de numeração decimal.

3.3-Reconhecer números  naturais e racionais em diversas situações.

3.4-Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

3.5-Localizar na reta numérica a posição de números naturais.

3.6-Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
*História da matemática.

*Agrupamento em base 10.

*Reconhecimento de números naturais e racionais no cotidiano.

*Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

*Representação e localização de números naturais na reta numérica.

*Adição e subtração, multiplicação  e divisão com números naturais.

T/C







T/C





T/C




T/C




T/C
Eixo 4
Tratamento da informação
4.1-Coletar, organizar e registrar dados e informações.

4.2-Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema.

4.3-Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos.
*Pesquisa e interpretação de dados.

*Seleção e organização dos dados em tabelas simples.

*Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrando por meio de tabela e gráficos.

*Interpretar e sistematizar os dados.

*Elaborar tabelas e gráficos.



R




T






T


Nenhum comentário:

Postar um comentário