Planejamento
de Matemática 5° ano - 2°bimestre
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4°
|
5°
|
Eixo1
Espaço e forma
|
1.1-Descrever,
interpretar, identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto
no espaço e construir itinerários.
1.2-Representar
a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.
1.3-Identificar
pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
|
*Descrição,
interpretação e representação, no plano, da posição de uma pessoa ou objeto.
*Utilização
de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.
*Descrição,
interpretação e representação do movimento.
|
|
T/C
C
C
|
Eixo 2
Grandezas e medidas
|
2.1-Comparar
grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência
unidades de medidas não-convencionais ou convencionais.
2.2-Resolver
problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como
km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
2.3-Estabelecer
relações entre unidades de medidas de tempo e compreender as transformações
do tempo cronológico em situações do cotidiano.
|
*Utilização
dos instrumentos de medidas presentes no cotidiano.
*Medidas
de massa e capacidade.
*Situação-problema
envolvendo as medidas de tempo, superfície, massa e capacidade.
*Situações-problema
significativas que requeiram conversão(transformação).
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 3
Números e operações-álgebra e funções
|
3.1-Relacionar
a história da matemática na construção do conceito de número e sua
importância no contexto social.
3.2-Reconhecer
o agrupamento em base 10 e sua relação com
o Sistema de numeração decimal.
3.3-Reconhecer
números naturais e racionais em
diversas situações.
3.4-Escrever,
comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
3.5-Localizar
na reta numérica a posição de números naturais.
3.6-Utilizar
estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema
envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
|
*História
da matemática.
*Agrupamento
em base 10.
*Reconhecimento
de números naturais e racionais no cotidiano.
*Escrita,
leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das
características do sistema de numeração decimal.
*Representação
e localização de números naturais na reta numérica.
*Adição
e subtração, multiplicação e divisão
com números naturais.
|
|
T/C
T/C
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 4
Tratamento da informação
|
4.1-Coletar,
organizar e registrar dados e informações.
4.2-Ler
e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio
de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema.
4.3-Elaborar,
em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e
gráficos.
|
*Pesquisa
e interpretação de dados.
*Seleção
e organização dos dados em tabelas simples.
*Leitura
e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo,
registrando por meio de tabela e gráficos.
*Interpretar
e sistematizar os dados.
*Elaborar
tabelas e gráficos.
|
|
R
T
T
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário