terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento 3° Bimestre Ciências

Planejamento 3° Bimestre
Ciências
EIXO
CAPACIDADE
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Eixo 1
Vida e ambiente
1.10- Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.

1.11- Reconhecer as suas propriedades.

1.12-  Identificar os gases que compões o ar e a importância deles para a vida do planeta.

1.13- Identificar as situações de poluição do ar, suas consequências e as medidas para a sua redução.

1.14- reconhecer a importância da camada de ozônio para a preservação da vida e saúde dos seres vivos e as  consequências da emissão de gases poluentes na atmosfera.

1.15- Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na terra.

1.16- Relacionar o efeito estufa com o processo continuo de aquecimento global e suas consequências.

1.18- Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilização.

1.26- Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo, do ar.
*Pesquisas.

*Textos informativos variados.

*Livro Porta Aberta páginas: 59 à 77.

R/T/C


R/T/C



R/T/C





R/T/C







R/T/C









R/T/C






R/T/C





R/T/C


Eixo 2
Ser humano e saúde
2.2-Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como um todo integrado.


2.4- Reconhecer que as fezes são constituídas por materiais que não foram absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo.

2.5- Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante mas não igual aos demais para desenvolver autoestima e cuidado consigo próprio.

2.6- Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais.

2.7- Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção social, o lazer e repouso adequados com conjunto de atitudes e interações com o meio de que dependem o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a saúde do ser humano.

2.8- Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vive.

2.13- Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas preventivas em favor da saúde da população.


2.15- Reconhecer o termômetro, o aferidor de pressão como instrumentos para cuidar da saúde.

2.16- Conhecer os recursos da comunidade voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde, em especial os serviços de saúde.

2.20- Associar o amadurecimento dos órgãos genitais internos e externos à capacidade reprodutiva.

2.21- Identificar as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS.
*Pesquisas.

*Textos informativos variados.

*Nosso corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta Aberta- páginas 102 à 121.

* Livro Porta Aberta- páginas: 129 à 141.

I/T/C









I/T/C





R/T/C













I/T/C











R/T/C












R/T/C









R/T/C







I/T/C






I/T/C







I/T/C








I/T/C





Eixo 3
Terra e universo
3.3- Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.

3.7-Identificar a Lua como satélite da Terra.
*Lua: Satélite da Terra

*Textos variados.

* Livro Porta Aberta- páginas: 8 à 24.

R/T/C




R/T/C
Eixo 4
Tecnologia e sociedade
4.5- Relacionar principais instrumentos de observação astronômica aos tipos de informação ou dados coletados com seus uso.

4.6- Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.

4.7- Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das atividades.

4.8- Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta, valorizando a diversidade de fontes.

4.9- Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas.

4.10- Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, etc.
*Textos informativos variados.

*Pesquisas.

*Experiências.

Sistematização dos conhecimentos científicos.

I/T/C






R/T/C




R/T/C




I/T/C






I/T/C




R/T/C


Nenhum comentário:

Postar um comentário