Planejamento 3° Bimestre
Ciências
EIXO
|
CAPACIDADE
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo 1
Vida e ambiente
|
1.10-
Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.
1.11-
Reconhecer as suas propriedades.
1.12- Identificar os gases que compões o ar e a importância
deles para a vida do planeta.
1.13-
Identificar as situações de poluição do ar, suas consequências e as medidas
para a sua redução.
1.14-
reconhecer a importância da camada de ozônio para a preservação da vida e
saúde dos seres vivos e as consequências
da emissão de gases poluentes na atmosfera.
1.15-
Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na
terra.
1.16-
Relacionar o efeito estufa com o processo continuo de aquecimento global e
suas consequências.
1.18-
Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilização.
1.26-
Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo, do ar.
|
*Pesquisas.
*Textos
informativos variados.
*Livro
Porta Aberta páginas: 59 à 77.
|
|
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
|
Eixo 2
Ser humano e saúde
|
2.2-Estabelecer
relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de
nutrição para compreender o corpo como um todo integrado.
2.4-
Reconhecer que as fezes são constituídas por materiais que não foram
absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo.
2.5-
Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como
semelhante mas não igual aos demais para desenvolver autoestima e cuidado
consigo próprio.
2.6-
Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e
feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no
comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as
diferenças individuais.
2.7-
Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos
afetivos, a inserção social, o lazer e repouso adequados com conjunto de
atitudes e interações com o meio de que dependem o equilíbrio físico e mental
e, consequentemente, a saúde do ser humano.
2.8-
Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico
e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva
presentes no meio em que vive.
2.13-
Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas preventivas em
favor da saúde da população.
2.15-
Reconhecer o termômetro, o aferidor de pressão como instrumentos para cuidar
da saúde.
2.16-
Conhecer os recursos da comunidade voltados para a promoção, proteção e
recuperação da saúde, em especial os serviços de saúde.
2.20-
Associar o amadurecimento dos órgãos genitais internos e externos à
capacidade reprodutiva.
2.21-
Identificar as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à
AIDS.
|
*Pesquisas.
*Textos
informativos variados.
*Nosso
corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta Aberta- páginas 102 à 121.
*
Livro Porta Aberta- páginas: 129 à 141.
|
|
I/T/C
I/T/C
R/T/C
I/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 3
Terra e universo
|
3.3-
Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.
3.7-Identificar
a Lua como satélite da Terra.
|
*Lua:
Satélite da Terra
*Textos
variados.
*
Livro Porta Aberta- páginas: 8 à 24.
|
|
R/T/C
R/T/C
|
Eixo 4
Tecnologia e sociedade
|
4.5-
Relacionar principais instrumentos de observação astronômica aos tipos de
informação ou dados coletados com seus uso.
4.6-
Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.
4.7-
Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das
atividades.
4.8-
Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta,
valorizando a diversidade de fontes.
4.9-
Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas.
4.10-
Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, tabelas,
etc.
|
*Textos
informativos variados.
*Pesquisas.
*Experiências.
Sistematização
dos conhecimentos científicos.
|
|
I/T/C
R/T/C
R/T/C
I/T/C
I/T/C
R/T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário