segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Atividade 5 ano - Interpretação Hino Nacional

Atividade 5 ano - Interpretação Hino Nacional

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão) 1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. O “sol da liberdade” a que o autor se refere é: ( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica. ( ) a liberdade intelectual 4. Nossa liberdade foi conseguida: ( ) facilmente. ( ) com luta. ( ) através de acordos 5. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta? _________________________________________________________________________ 7. A expressão “Florão da América” significa: ( ) que o Brasil sobressai no mapa da América. ( ) que o Brasil é o maior país da América. ( ) que o Brasil faz parte da América. 8. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 9. A que igualdade o autor se refere? _________________________________________________________________________ 10. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 11. O que o Hino Nacional brasileiro representa para você? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES 12. Pesquise no dicionário o significado das palavras grifadas: ... as margens plácidas do Rio Ipiranga ... _________________________________________________________________________ ... ouviram o brado retumbante ... _________________________________________________________________________ ... brilhou em raios fúlgidos ... _________________________________________________________________________ ... se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade... _________________________________________________________________________ ... um raio vívido ... _________________________________________________________________________ ... impávido colosso ... _________________________________________________________________________ ... do que a terra mais garrida ... _________________________________________________________________________ ... o lábaro que ostentas ... _________________________________________________________________________ se ergues a clava forte ... _________________________________________________________________________ ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS: 13. Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 14. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário) Plácido: _________________________________________________________________ heroico: ________________________________________________________________ Fúlgido: _________________________________________________________________ igualdade: ______________________________________________________________ Garrida: ________________________________________________________________ Risonho: ________________________________________________________________ límpido: _________________________________________________________________ Grandeza: ______________________________________________________________ gentil: __________________________________________________________________ Fugir: ___________________________________________________________________ resplandecer: ___________________________________________________________ 15. Observe as palavras do texto e complete com as letras que estiverem faltando: Plá____idas fúl___idos inten__o Ri___onho resplande____ e___plêndido 16. Palavras parônimas: (Parecidas) Tráfego – cessão - estada - eminente - descrição – Tráfico - seção - estadia - iminente - discrição – Sessão – Concerto - caçar - dispensa - espiar - degredar – Conserto - cassar despensa - expiar - degradar Preencha os espaços usando as palavras acima: na dúvida, consulte o dicionário: a) Na escravidão, havia ________________________ de escravos b) Assisti a uma bela ____________________________ de cinema. c) Foi à África para ________________________________ elefantes. d) A ______________________ de minha casa está sempre repleta de alimentos. e) Mandei o sapato para o_____________________________ f) Abriu a janela para ______________________________ a rua. g) O aluno não se sentiu bem e pediu __________________________ das aulas. h) Na avenida, o________________________________ estava intenso. i) Fiz um levantamento sobre a ______________________de navios estrangeiros, em portos brasileiros. j) Assisti a um _____________________________ do Teatro Municipal. k) O governo podia ____________________ os ministros que não respeitavam as leis do país. l) A _________________________ é uma qualidade das pessoas educadas. m) O castigo imposto pela Corte foi ________________________ os inconfidentes. n) Os vícios podem _________________________________ as pessoas. o) A professora nos pediu a__________________ de uma paisagem. p) O culpado deve__________________ por seus pecados. Minha _____________ na Europa foi muito proveitosa. q) O chefe da minha _____________________________ é muito simpático 17. Relacione as colunas 1 – Vívido ( )garantia 2 – Plácidos ( ) bandeira 3 – Impávido ( ) generoso, acolhedor 4 – Brado ( ) bandeira 5 – Espelha ( ) que brilha, cintilante 6 – Penhor ( ) corajoso 7 – Resplandece ( ) cultuada, amada 8 – Clava ( ) lindo, belo 9 – Colosso ( ) enfeitada de flores 10 – Flâmula ( ) brilhas 11 – Florão ( ) mostras com orgulho 12 – Formoso ( ) intenso 13 – Fúlgidos ( ) que brilha, ilumina 14 – Fulguras ( ) grito 15 – Garrida ( ) flor de ouro 16 – Gentil ( ) arma primitiva de guerra 17 – idolatrada ( ) reflete 18 – Lábaro ( ) som que se espalha com barulho 19 – Límpido ( ) grande 20 – Ostentas ( ) puro, que não está poluído 21 – Retumbante ( ) calmas, tranquilas

Nenhum comentário:

Postar um comentário