Planejamento de História
1º Bimestre
Professoras: 5° Ano
EIXOS
1 – Temporalidade
histórica.
4 – Ocupação do território
brasileiro.
5 – O Brasil colonial.
6 – A Independência do
Brasil.
7 – O Império e a
Proclamação da República.
|
CAPACIDADES
1.1 – Diferenciar os períodos de tempo relativos a dia,
semana, mês, ano.
1.2 – Apropriar-se de
alguns instrumentos de marcação e datação do tempo e iniciar a sistematização
de conceitos, tais como passado/presente/futuro, sucessão/simultaneidade,
mudanças, permanências, diferenças/semelhanças.
1.3 – Compor um calendário
anual.
4.1 – Identificar as
grandes navegações e as descobertas como marcos importantes na criação do
mundo moderno.
4.2 – Compreender o
contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas. Desenvolver
atitudes favoráveis à valorização do patrimônio artístico e cultural mineiro.
4.3 – Descrever a chegada dos
portugueses ao Brasil.
4.5 – Identificar quem eram
e como viviam os primeiros habitantes do Brasil.
5.1 – Compreender o
contexto de transferência da família real para o Brasil.
5.2 - Contextualizar a descoberta do ouro no
território brasileiro, no período colonial.
6.1 – Contextualizar o
processo de Independência do Brasil.
6.2 – Compreender as formas
de governo do Brasil a partir de 7 de setembro de 1822.
7.4 – Identificar os
acontecimentos ocorridos no Brasil entre os anos de 1889 até os nossos dias,
nos aspectos políticos, administrativos, sociais e econômicos.
|
CONTEÚDOS
· Noções de cronologia.
· Noções básicas de
marcação do tempo.
· Textos variados.
· Livro didático adotado
páginas
· Textos variados.
· Pesquisa.
· Textos variados.
· Páginas 72 e 73 do livro
didático adotado.
· Textos variados
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário