Planejamento de Português - 3º
Bimestre - 5°Ano.
Professoras:
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura
Escrita
|
1.4-
Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto
escolar.
|
*Relacionar
o texto escrito e as ilustrações.
*Localizar
em livros uma informação desejada.
*Livro
Porta Aberta páginas: 221, 222, 223, 239, 240, 241, 242 e 243.
|
|
R
|
Eixo2
Leitura
|
2.4-
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas do
texto que está sendo lido.
2.7-Compreender
globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de
localizar informações explícitas e de
inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no
processo de compreensão.
2.8-
Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.
2.13-
Identificar os elementos que constroem a narrativa, como também reconhecer o
que deu origem à história ou fato narrado, isto é, o conflito gerador do
enredo.
2.14-
Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos.
2.15-
Reconhecer os elementos que compõem a cadeia de referencia de um texto,
compreendendo o processo de introdução e de retomada de informações
possibilitando pelo emprego de pronomes e pelo emprego de sinônimos ou
expressões do mesmo campo semântico.
2.20-
Ler oralmente com fluência e expressividade.
|
*Diferentes
gêneros textuais.
*Levantamento
e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.
*Identificação
das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.
*Textos
variados.
*Advérbios.
*Livro
Porta Aberta páginas:138, 139, 140,
141,
218, 219, 220, 236, 237, 238, 244 e
245.
|
|
T
T
T
T
T
T
T/C
|
Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
|
3.3-
Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso.
3.4-
Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das
características da fala, isto é não se escreve como se fala.
3.6-
Dominar e aplicar as regras ortográficas relativas à sinalização de nasalização,
bem como o uso da letra m antes de p e b da letra n antes das demais.
|
*Domínio
da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.
*Domínio
de grafias regidas por regras contextuais.
*Livro
Porta Aberta páginas:59, 60, 61, 62,
63 e 64.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 4
Produção escrita
|
4.3-Dispor
no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.
4.5-
Planejar e produzir a escrita de texto, considerando, os objetivos
comunicativos, o tema, o leitor previsto, as condições de leitura e o gênero
adequado à situação.
4.6-
Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usados na
sociedade, isto é, segundo os moldes de gêneros textuais que existem e
circulam no meio social.
|
*Produção
de textos de diferentes gêneros.
*Emprego
da letra legível.
*Organizar
e estruturar os textos conforme as características do gênero escolhido.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Eixo5
Oralidade
|
5.3-
Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a
variedade linguística adequada.
5.5-
Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta
e compreensão.
5.6-
Produzir textos orais de diferentes gêneros.
|
*Relato
de experiências vividas.
*Leitura
em voz alta de textos com finalidade determinada.
*Debates.
*Leitura
Deleite.
*Teatro.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Planejamento de Geografia - 3º
Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
CONTEÚDO
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo 1
Linguagem cartográfica e escala
|
1.10-
Produzir mapas ou roteiros simples considerando as características da
linguagem cartográfica como as relações de distância, direção, o sistema de
cores e legendas.
1.11-
Reconhecer a importância da representação cartográfica como fonte de
informação e reflexão.
1.12-
Apropriar-se da linguagem cartográfica para desenvolver habilidades de
representar o Município, a cidade, o estado de MG, o Brasil e o Mundo.
|
*Construção
de maquetes, plantas e legendas.
|
|
R/T/C
R/T/C
R/T/C
|
Eixo2
O ambiente em que vivemos: campo e
cidade/espaço rural e urbano
|
2.22-Conhecer
aspectos da população brasileira e como ela se distribui no território.
|
*População
brasileira: urbana e rural.
|
|
I/T
|
Eixo 3
A natureza e sua dinâmica
|
3.5-Reconhecer
as partes de um rio e entender a sua morfologia.
3.6-
Identificar os diferentes usos das águas dos rios.
3.7-
Discutir a importância da preservação dos cursos de água.
3.8-
Identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil.
|
*Pesquisas.
*Textos
variados.
*Livro
Porta Aberta páginas: 93 à 98.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 4
As regiões do Brasil: Centro-Oeste,
Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.
|
4.7-
Identificar os estados que formam cada região brasileira e suas respectivas
capitais.
4.8-
Identificar a extensão territorial e a população de cada região.
4.9-
Identificar a altitude da maior parte de cada região.
4.10-
Identificar o maior rio que banha as terras de cada região.
4.11-
Reconhecer a cobertura vegetal predominante em cada região.
4.12-
Descrever as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada região.
|
*Pesquisas.
*Textos
variados.
*Livro
Porta Aberta páginas: 71 à 92; 104 à 113.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 5
O planeta Terra
|
5.4-
Associar o dia e a noite ao movimento de rotação, o ano, ao movimento de
translação.
5.5-
Reconhecer, a partir de um mapa-mundi, os continentes, os oceanos, ilhas,
arquipélagos, baías e lagos.
|
*
Os continentes, os oceanos, ilhas, arquipélagos, baías e lagos.
*As
estações do ano e suas características.
*Os
movimentos da Terra: rotação e translação.
*Livro
porta Aberta páginas: 99 à 103.
*Textos
variados.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Planejamento de
Ciências - 3º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo 1
Vida e ambiente
|
1.10-
Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.
1.11-
Reconhecer as suas propriedades.
1.12- Identificar os gases que compões o ar e a
importância deles para a vida do planeta.
1.13-
Identificar as situações de poluição do ar, suas consequências e as medidas
para a sua redução.
1.14-
reconhecer a importância da camada de ozônio para a preservação da vida e
saúde dos seres vivos e as
consequências da emissão de gases poluentes na atmosfera.
1.15-
Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na
terra.
1.16-
Relacionar o efeito estufa com o processo continuo de aquecimento global e
suas consequências.
1.18-
Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilização.
1.26-
Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo, do ar.
|
*Pesquisas.
*Textos
informativos variados.
*Livro
Porta Aberta páginas: 59 à 77.
|
|
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
|
Eixo 2
Ser humano e saúde
|
2.2-Estabelecer
relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de
nutrição para compreender o corpo como um todo integrado.
2.4-
Reconhecer que as fezes são constituídas por materiais que não foram
absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo.
2.5-
Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como
semelhante mas não igual aos demais para desenvolver autoestima e cuidado
consigo próprio.
2.6-
Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e
feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no
comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as
diferenças individuais.
2.7-
Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos
afetivos, a inserção social, o lazer e repouso adequados com conjunto de
atitudes e interações com o meio de que dependem o equilíbrio físico e mental
e, consequentemente, a saúde do ser humano.
2.8-
Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico
e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva
presentes no meio em que vive.
2.13-
Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas preventivas em
favor da saúde da população.
2.15-
Reconhecer o termômetro, o aferidor de pressão como instrumentos para cuidar
da saúde.
2.16-
Conhecer os recursos da comunidade voltados para a promoção, proteção e
recuperação da saúde, em especial os serviços de saúde.
2.20-
Associar o amadurecimento dos órgãos genitais internos e externos à
capacidade reprodutiva.
2.21-
Identificar as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à
AIDS.
|
*Pesquisas.
*Textos
informativos variados.
*Nosso
corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta Aberta- páginas 102 à 121.
*
Livro Porta Aberta- páginas: 129 à 141.
|
|
I/T/C
I/T/C
R/T/C
I/T/C
R/T/C
R/T/C
R/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 3
Terra e universo
|
3.3-
Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.
3.7-Identificar
a Lua como satélite da Terra.
|
*Lua:
Satélite da Terra
*Textos
variados.
*
Livro Porta Aberta- páginas: 8 à 24.
|
|
R/T/C
R/T/C
|
Eixo 4
Tecnologia e sociedade
|
4.5-
Relacionar principais instrumentos de observação astronômica aos tipos de
informação ou dados coletados com seus uso.
4.6-
Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.
4.7-
Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das
atividades.
4.8-
Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta,
valorizando a diversidade de fontes.
4.9-
Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas.
4.10-
Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, tabelas,
etc.
|
*Textos
informativos variados.
*Pesquisas.
*Experiências.
Sistematização
dos conhecimentos científicos.
|
|
I/T/C
R/T/C
R/T/C
I/T/C
I/T/C
R/T/C
|
Planejamento de Educação
Religiosa - 3º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
TEMAS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Tema 4
Sou alguém dotado de conhecimento, vontade,
liberdade, que possibilitam a minha realização como um ser existencial e
pessoal.
|
O
ser humano é o único capaz de pensar sobre si.
|
*Tomada
de atitudes.
*Conscientização.
*Perceber
o mundo em sua volta.
|
|
I/T/C
|
Tema 5
Sou livre, á medida .
|
O
conceito de uma “sociedade-sujeito”, em que o ser humano se insere na
história como protagonista.
|
*Textos
variados de reflexão.
|
|
I/T/C
|
Tema 6
Sou alguém portador de dons que
possibilitam a minha realização pessoal.
|
A
vocação se caracteriza pela aspiração da pessoa em desenvolver-se.
|
*Potencializar
as habilidades.
|
|
I/T/C
|
Planejamento de História - 3º
Bimestre - 5°Ano -
Professoras:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo1
Temporalidade histórica
|
1.6-Associar
as diferentes preferências entre pessoas de gerações distintas como sendo um
aspecto que demonstra mudanças de comportamento em termos históricos.
1.7-Perceber
as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais e
o tempo histórico mais amplo.
|
*Textos
informativos das principais datas históricas.
*Textos
variados.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 4
Ocupação do território
|
4.17-
Identificar as contribuições dos imigrantes para o Brasil ao longo do tempo.
4.18-
Identificar as semelhanças e diferenças de hábitos e costumes dos imigrantes
e dos brasileiros.
4.19-
Reconhecer o movimento imigratório como a solução encontrada para os
problemas de mão-de-obra decorrentes da abolição do tráfico negreiro.
|
*Textos
variados.
*Pesquisas.
*Livro
Porta Aberta páginas: 125 à 143.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 5
O Brasil Colonial
|
5.3-
Compreender o significado da abertura dos portos na economia do Brasil, no
período colonial.
5.4-
Identificar os benefícios provocados pela abertura dos portos às nações
amigas.
|
*Textos
variados.
*Pesquisas.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 6
A Independência do Brasil
|
6.1-
Contextualizar o processo de Independência do Brasil.
6.2-
Compreender as formas de Governo do Brasil a partir de 7 de setembro de
1.822.
|
*Textos
informativos variados.
*Pesquisas.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 7
O Império e a Proclamação da República
|
7.6-
Compreender que o papel dos Três Poderes é defender os interesses da Nação.
7.7-
Diferenciar os períodos monárquico e republicano.
7.8-
Compreender e definir “Constituição”.
|
*Estudo
dos Três Poderes.
*Textos
informativos variados.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Planejamento de Matemática - 3º
Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXO
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo1
Espaço e forma
|
1.4-
Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações
gráficas.
1.5-
Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
|
*Construção
e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
*Relação
de paralelismo e perpendicularismo.
|
|
T/C
I/T
|
Eixo 2
Grandezas e medidas
|
2.4-
Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.
2.5-
Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo
da duração de um evento ou acontecimento.
|
*Utilização
de instrumentos de medidas de tempo.
*Situações
envolvendo unidades de tempo.
|
|
T/C
T/C
|
Eixo3
Números e operações-álgebra e funções
|
3.3-
Reconhecer números naturais e racionais em diversas situações.
3.4-
Escrever, comparar e ordenar números de qualquer grandeza.
3.6-Utilizar
estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema
envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
3.7-
Representar números racionais nas formas fracionária, decimal e de
porcentagem.
3.8-
Estabelecer relações entre as diferentes representações de um número
racional.
3.9-
Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações envolvendo valores
monetários por meio de preços, trocos, orçamentos, etc.
|
*Escrita,
leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das
características do sistema de numeração decimal.
*Frações.
Expressões.
*Sistema
de numeração decimal.
*Sistema
Monetário Brasileiro.
*Livro
Porta Aberta página: 44, 45, 46, 47, 48, 49, 121 à 184.
|
|
T
T
T
I
I
T
|
Eixo 4
Tratamento de informação
|
4.2-Ler
e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio
de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema.
4.3-Elaborar,
em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos
|
*Seleção
e organização dos dados em tabelas simples.
*Leitura
e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo,
registrando por meio de tabela e gráficos.
*Interpretar
e sistematizar os dados.
*Elaborar
tabelas e gráficos.
|
|
R
T
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário