terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento todas as matérias - 3 Bimestre - 5 ano

Planejamento de Português  -  3º Bimestre - 5°Ano.
Professoras:
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura Escrita
1.4- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
*Relacionar o texto escrito  e as ilustrações.

*Localizar em livros uma informação desejada.

*Livro Porta Aberta páginas: 221, 222, 223, 239, 240, 241, 242 e  243.


R
Eixo2
Leitura
2.4- Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas do texto que está sendo lido.

2.7-Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações  explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.

2.8- Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.

2.13- Identificar os elementos que constroem a narrativa, como também reconhecer o que deu origem à história ou fato narrado, isto é, o conflito gerador do enredo.

2.14- Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos.

2.15- Reconhecer os elementos que compõem a cadeia de referencia de um texto, compreendendo o processo de introdução e de retomada de informações possibilitando pelo emprego de pronomes e pelo emprego de sinônimos ou expressões do mesmo campo semântico.


2.20- Ler oralmente com fluência e expressividade.

*Diferentes gêneros textuais.

*Levantamento e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.

*Identificação das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.

*Textos variados.

*Advérbios.

*Livro Porta Aberta páginas:138, 139, 140,
141, 218, 219, 220, 236, 237, 238, 244 e  245.

T



T










T






T







T






T















T/C


Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
3.3- Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso.

3.4- Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das características da fala, isto é não se escreve como se fala.

3.6- Dominar e aplicar as regras ortográficas relativas à sinalização de nasalização, bem como o uso da letra m antes de p e b da letra n antes das demais.
*Domínio da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.

*Domínio de grafias regidas por regras contextuais.

*Livro Porta Aberta páginas:59, 60, 61, 62,  63 e  64.


T/C




T/C





T/C


Eixo 4
Produção escrita
4.3-Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.

4.5- Planejar e produzir a escrita de texto, considerando, os objetivos comunicativos, o tema, o leitor previsto, as condições de leitura e o gênero adequado à situação.

4.6- Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usados na sociedade, isto é, segundo os moldes de gêneros textuais que existem e circulam no meio social.
*Produção de textos de diferentes gêneros.




*Emprego da letra legível.







*Organizar e estruturar os textos conforme as características do gênero escolhido.

T/C



T/C




T/C
Eixo5
Oralidade
5.3- Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

5.5- Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.

5.6- Produzir textos orais de diferentes gêneros.
*Relato de experiências vividas.

*Leitura em voz alta de textos com finalidade determinada.

*Debates.

*Leitura Deleite.

*Teatro.

T/C


T/C







T/C

Planejamento de Geografia  -  3º Bimestre - 5°Ano
Professoras:

EIXO
CAPACIDADE
CONTEÚDO
4° ANO
5° ANO
Eixo 1
Linguagem cartográfica e escala
1.10- Produzir mapas ou roteiros simples considerando as características da linguagem cartográfica como as relações de distância, direção, o sistema de cores e legendas.

1.11- Reconhecer a importância da representação cartográfica como fonte de informação e reflexão.

1.12- Apropriar-se da linguagem cartográfica para desenvolver habilidades de representar o Município, a cidade, o estado de MG, o Brasil e o Mundo.
*Construção de maquetes, plantas e legendas.




R/T/C









R/T/C







R/T/C
Eixo2
O ambiente em que vivemos: campo e cidade/espaço rural e urbano
2.22-Conhecer aspectos da população brasileira e como ela se distribui no território.

*População brasileira: urbana e rural.


I/T
Eixo 3
A natureza e sua dinâmica
3.5-Reconhecer as partes de um rio e entender a sua morfologia.

3.6- Identificar os diferentes usos das águas dos rios.

3.7- Discutir a importância da preservação dos cursos de água.

3.8- Identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil.
*Pesquisas.

*Textos variados.

*Livro Porta Aberta páginas: 93 à 98.

I/T/C




I/T/C


I/T/C





I/T/C

Eixo 4
As regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.
4.7- Identificar os estados que formam cada região brasileira e suas respectivas capitais.

4.8- Identificar a extensão territorial e a população de cada região.

4.9- Identificar a altitude da maior parte de cada região.

4.10- Identificar o maior rio que banha as terras de cada região.

4.11- Reconhecer a cobertura vegetal predominante em cada região.

4.12- Descrever as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada região.
*Pesquisas.

*Textos variados.

*Livro Porta Aberta páginas: 71 à 92; 104 à 113.

I/T/C





I/T/C




I/T/C



I/T/C



I/T/C



I/T/C

Eixo 5
O planeta Terra
5.4- Associar o dia e a noite ao movimento de rotação, o ano, ao movimento de translação.

5.5- Reconhecer, a partir de um mapa-mundi, os continentes, os oceanos, ilhas, arquipélagos, baías e lagos.
* Os continentes, os oceanos, ilhas, arquipélagos, baías e lagos.


*As estações do ano e suas características.

*Os movimentos da Terra: rotação e translação.

*Livro porta Aberta páginas: 99 à 103.

*Textos variados.

I/T/C




I/T/C


                                Planejamento de Ciências  -  3º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
EIXO
CAPACIDADE
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Eixo 1
Vida e ambiente
1.10- Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.

1.11- Reconhecer as suas propriedades.

1.12-  Identificar os gases que compões o ar e a importância deles para a vida do planeta.

1.13- Identificar as situações de poluição do ar, suas consequências e as medidas para a sua redução.

1.14- reconhecer a importância da camada de ozônio para a preservação da vida e saúde dos seres vivos e as  consequências da emissão de gases poluentes na atmosfera.

1.15- Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na terra.

1.16- Relacionar o efeito estufa com o processo continuo de aquecimento global e suas consequências.

1.18- Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilização.

1.26- Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo, do ar.
*Pesquisas.

*Textos informativos variados.

*Livro Porta Aberta páginas: 59 à 77.

R/T/C


R/T/C



R/T/C





R/T/C







R/T/C









R/T/C






R/T/C





R/T/C


Eixo 2
Ser humano e saúde
2.2-Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como um todo integrado.


2.4- Reconhecer que as fezes são constituídas por materiais que não foram absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo.

2.5- Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante mas não igual aos demais para desenvolver autoestima e cuidado consigo próprio.

2.6- Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais.

2.7- Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção social, o lazer e repouso adequados com conjunto de atitudes e interações com o meio de que dependem o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a saúde do ser humano.

2.8- Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vive.

2.13- Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas preventivas em favor da saúde da população.


2.15- Reconhecer o termômetro, o aferidor de pressão como instrumentos para cuidar da saúde.

2.16- Conhecer os recursos da comunidade voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde, em especial os serviços de saúde.

2.20- Associar o amadurecimento dos órgãos genitais internos e externos à capacidade reprodutiva.

2.21- Identificar as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS.
*Pesquisas.

*Textos informativos variados.

*Nosso corpo- Estudo dos sistemas. Livro Porta Aberta- páginas 102 à 121.

* Livro Porta Aberta- páginas: 129 à 141.

I/T/C









I/T/C





R/T/C













I/T/C











R/T/C












R/T/C









R/T/C







I/T/C






I/T/C







I/T/C








I/T/C





Eixo 3
Terra e universo
3.3- Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.

3.7-Identificar a Lua como satélite da Terra.
*Lua: Satélite da Terra

*Textos variados.

* Livro Porta Aberta- páginas: 8 à 24.

R/T/C




R/T/C
Eixo 4
Tecnologia e sociedade
4.5- Relacionar principais instrumentos de observação astronômica aos tipos de informação ou dados coletados com seus uso.

4.6- Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.

4.7- Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das atividades.

4.8- Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta, valorizando a diversidade de fontes.

4.9- Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas.

4.10- Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, etc.
*Textos informativos variados.

*Pesquisas.

*Experiências.

Sistematização dos conhecimentos científicos.

I/T/C






R/T/C




R/T/C




I/T/C






I/T/C




R/T/C
Planejamento de Educação Religiosa  -  3º Bimestre - 5°Ano
Professoras:
TEMAS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Tema 4
Sou alguém dotado de conhecimento, vontade, liberdade, que possibilitam a minha realização como um ser existencial e pessoal.
O ser humano é o único capaz de pensar sobre si.
*Tomada de atitudes.

*Conscientização.

*Perceber o mundo em sua volta.



I/T/C
Tema 5
Sou livre, á medida .
O conceito de uma “sociedade-sujeito”, em que o ser humano se insere na história como protagonista.
*Textos variados de reflexão.

I/T/C
Tema 6
Sou alguém portador de dons que possibilitam a minha realização pessoal.
A vocação se caracteriza pela aspiração da pessoa em desenvolver-se.
*Potencializar as habilidades.

I/T/C


Planejamento de História  -  3º Bimestre - 5°Ano -
Professoras:

EIXO
CAPACIDADE
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Eixo1
Temporalidade histórica
1.6-Associar as diferentes preferências entre pessoas de gerações distintas como sendo um aspecto que demonstra mudanças de comportamento em termos históricos.

1.7-Perceber as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais e o tempo histórico mais amplo.


*Textos informativos das principais datas históricas.

*Textos variados.

I/T/C








I/T/C
Eixo 4
Ocupação do território
4.17- Identificar as contribuições dos imigrantes para o Brasil ao longo do tempo.

4.18- Identificar as semelhanças e diferenças de hábitos e costumes dos imigrantes e dos brasileiros.

4.19- Reconhecer o movimento imigratório como a solução encontrada para os problemas de mão-de-obra decorrentes da abolição do tráfico negreiro.
*Textos variados.

*Pesquisas.

*Livro Porta Aberta páginas: 125 à 143.

I/T/C



I/T/C







I/T/C
Eixo 5
O Brasil Colonial
5.3- Compreender o significado da abertura dos portos na economia do Brasil, no período colonial.

5.4- Identificar os benefícios provocados pela abertura dos portos às nações amigas.
*Textos variados.

*Pesquisas.

I/T/C




I/T/C
Eixo 6
A Independência do Brasil
6.1- Contextualizar o processo de Independência do Brasil.

6.2- Compreender as formas de Governo do Brasil a partir de 7 de setembro de 1.822.
*Textos informativos variados.




*Pesquisas.

I/T/C



I/T/C
Eixo 7
O Império e a Proclamação da República
7.6- Compreender que o papel dos Três Poderes é defender os interesses da Nação.

7.7- Diferenciar os períodos monárquico e republicano.

7.8- Compreender e definir “Constituição”.


*Estudo dos Três Poderes.

*Textos informativos variados.



I/T/C




I/T/C



I/T/C



Planejamento de Matemática  -  3º Bimestre - 5°Ano
Professoras:

EIXO
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Eixo1
Espaço e forma
1.4- Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

1.5- Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
*Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

*Relação de paralelismo e perpendicularismo.

T/C





I/T
Eixo 2
Grandezas e medidas
2.4- Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.

2.5- Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

*Utilização de instrumentos de medidas de tempo.

*Situações envolvendo unidades de tempo.


T/C





T/C
Eixo3
Números e operações-álgebra e funções
3.3- Reconhecer números naturais e racionais em diversas situações.

3.4- Escrever, comparar e ordenar números de qualquer grandeza.


3.6-Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.

3.7- Representar números racionais nas formas fracionária, decimal e de porcentagem.

3.8- Estabelecer relações entre as diferentes representações de um número racional.

3.9- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos, orçamentos, etc.


*Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

*Frações. Expressões.


*Sistema de numeração decimal.

*Sistema Monetário Brasileiro.

*Livro Porta Aberta página: 44, 45, 46, 47, 48, 49, 121 à 184.

T



T




T









I






I



T










Eixo 4
Tratamento de informação
4.2-Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema.

4.3-Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos

*Seleção e organização dos dados em tabelas simples.

*Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrando por meio de tabela e gráficos.

*Interpretar e sistematizar os dados.

*Elaborar tabelas e gráficos.



R







T










Nenhum comentário:

Postar um comentário