Planejamento 3° Bimestre
História
EIXO
|
CAPACIDADE
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo1
Temporalidade histórica
|
1.6-Associar
as diferentes preferências entre pessoas de gerações distintas como sendo um
aspecto que demonstra mudanças de comportamento em termos históricos.
1.7-Perceber
as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais e
o tempo histórico mais amplo.
|
*Textos
informativos das principais datas históricas.
*Textos
variados.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 4
Ocupação do território
|
4.17-
Identificar as contribuições dos imigrantes para o Brasil ao longo do tempo.
4.18-
Identificar as semelhanças e diferenças de hábitos e costumes dos imigrantes
e dos brasileiros.
4.19-
Reconhecer o movimento imigratório como a solução encontrada para os
problemas de mão-de-obra decorrentes da abolição do tráfico negreiro.
|
*Textos
variados.
*Pesquisas.
*Livro
Porta Aberta páginas: 125 à 143.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 5
O Brasil Colonial
|
5.3-
Compreender o significado da abertura dos portos na economia do Brasil, no
período colonial.
5.4-
Identificar os benefícios provocados pela abertura dos portos às nações
amigas.
|
*Textos
variados.
*Pesquisas.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 6
A Independência do Brasil
|
6.1-
Contextualizar o processo de Independência do Brasil.
6.2-
Compreender as formas de Governo do Brasil a partir de 7 de setembro de
1.822.
|
*Textos
informativos variados.
*Pesquisas.
|
|
I/T/C
I/T/C
|
Eixo 7
O Império e a Proclamação da República
|
7.6-
Compreender que o papel dos Três Poderes é defender os interesses da Nação.
7.7-
Diferenciar os períodos monárquico e republicano.
7.8-
Compreender e definir “Constituição”.
|
*Estudo
dos Três Poderes.
*Textos
informativos variados.
|
|
I/T/C
I/T/C
I/T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário