segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PLANEJAMENTO 2 BIMESTRE

PLANEJAMENTO 2 BIMESTRE

ESCOLA _______________________________________________________
(Nome da Professora):
3° ano de escolaridade
Planejamento 2° Bimestre
Português
1.1 – Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
1.2 – Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
1.3 – Conhecer os usos da escrita na cultura escolar.
1.4 – Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
1.4.1 – Desenvolver capacidades específicas para escrever.
Conteúdos:
● Compreensão de ações, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado.
● Características dos gêneros textuais (elementos comuns em todos os mesmos gêneros).
● Formação de gêneros textuais diversos.
● Apresentação, exploração e utilização dos suportes e instrumentos escolares de escrita e suas características materiais.
● Habilidades cognitivas (conhecimento) e motoras.
Atividades:
● Trabalhar sistematicamente identificando a característica de formatação e linguagem de cada/gênero, considerando sua finalidade e o destinatário.
● O que é comum em todos os textos do mesmo gênero independentemente de sua finalidade e destinatário e as causas dessas diferenças.
● Comparação de gêneros textuais diversos para a compreensão de suas funções, suportes e características, conhecimento e classificação, pelo formato de diversos suportes da escrita, tais como: livros, jornais, folhetos.
● Identificação das finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.
● Conhecer (para o que serve e como são usados) os objetos de escrita no cotidiano da escola.
● Nos livros e nos cadernos, como se faz a sequência do texto nas páginas (frente e verso, página da esquerda e página da direita, numeração).
● Como se dispõe o escrito na página (margens, parágrafos, espaçamento entre as partes, títulos, cabeçalhos).
● Como se sabe o nome de um livro e quem o escreveu? Qual a sua editora e a sua data de publicação?
● Como se faz para localizar, no livro didático ou no livro de histórias, uma informação desejada?
● Como se consulta o índice e o sumário?
● Traço correto das letras.
● Organização do texto no papel.
Eixo:
2 – Apropriação do Sistema de escrita.
Capacidades:
2.1 – Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
2.2 – Dominar convenções gráficas.
2.2.1 – Compreender a orientação e o alinhamento da escrita.
2.2.2 – Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação final da frase.
2.3 – Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
2.4 – Conhecer o alfabeto.
2.4.2 – Conhecer e utilizar tipos de letra (de fôrma e cursiva).
2.5 – Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
2.6 – Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Conteúdos:
● Identificação e verificação entre alfabética e outras formas gráficas: letras e desenhos, letras e rabiscos, letras e símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinas de trânsito, etc).
● Orientação e alinhamento da escrita.
● Delimitação de palavras (espaços em branco) e frases (pontuação).
● Regras de alinhamento e direção da escrita: de cima para baixo e da esquerda para a direita.
● Consciência: texto, palavra, sílaba e letras como unidade sonora.
● Identificação de fonema/grafema em conjunto de palavras.
● Composição de palavras a partir de sílabas.
● Alfabeto (identificação das letras e reconhecimento da ordem alfabética).
● Domínio das regularidades e irregularidades ortográficas.
Atividades:
● Diferenciar letras de números e de outros símbolos.
● Distinção em um texto o que é letra, número e símbolo, desenho, rabisco, sinais de pontuação, acentuação.
● Leitura em voz alta, apontando cada palavra lida, os espaços entre as palavras e os sinais de pontuação das frases.
● Trabalho com textos fatiados em parágrafos, frases, palavras.
● Identificação, ao ouvir uma palavra, do número de sílabas (consciência silábica).
Eixo:
Capacidades:
3.1 – Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
3.2 – Saber decodificar palavras e textos escritos.
3.3 – Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
3.4 – Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência.
3.4.1 – Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer referências), ampliando a compreensão.
Conteúdo:
● Leitura como hábito prazeroso e necessário.
● Conhecimento e utilização de espaço de leituras.
● Relação entre grafemas (letra) e fonemas (som).
● Produção de inferência.
● Compreensão global.
● Recursos expressivos e literários (rimas, linguagem figurada e jogos de palavras).
● Inferência.
● Estabelecimento de relações entre informações intertextualizadas.
Atividades:
● Manuseio de livros e outros impressos.
● Levantar e confirmar hipótese.
● Identificar o princípio, meio e fim do texto lido.
● Identificar quem está com a palavra no texto.
● Identificar tipos de linguagem (gírias, linguagem coloquial e linguagem formal).
● O tempo onde o texto se desenrola.
● Identificar tipos de linguagem (gírias, linguagem coloquial e formal).
● Ir além do que está dito, ler nas entrelinhas.
● Utilizar conhecimento prévio.
● Identificar e compreender palavras em destaque, formatos gráficos (caixa alta, aspas, negrito, etc.) e ilustrações.
Capacidades:
4.1 – Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
4.2 – Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
4.3 – Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.
4.3.1 – Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.
Conteúdos:
● Reconhecimento da utilização da escrita na vida individuais e coletiva.
● Discussão e reconhecimento sobre finalidade/função de textos e diferentes gêneros.
● Considerações das condições de produção – para quem escrever, para que escrever, onde o texto vai circular.
● Exploração das características físicas e estruturais de gêneros mais comuns: aviso, cartão, bilhete, carta, convite, propaganda, etc.
Atividades:
● Leitura em voz alta de histórias, notícias, propaganda, avisos, bilhetes para os pais.
● Criação de situações em que os alunos possam observar o valor, o uso e a função da escrita na sociedade.
● Produção coletiva.
● Recriação de histórias lidas.
● Construção de textos: convites, cartazes, reportagens, relatórios, etc.
Eixo:
5 – Desenvolvimento da oralidade.
Capacidades:
5.1 – Participar das interações cotidianas em sala de aula.
5.2 – Respeitar a diversidade das formas de expressão oral.
5.3 – Planejar a fala em situações formais.
5.3.1 – Realizar com pertinência a tarefas cujo desenvolvimento depende de escrita atenta e compreensão.
Conteúdo:
● Formas de participação adequadas para os espaços sociais públicos.
● Participação em sala de aula.
● Regras de convivência.
● Respeito mútuo.
● Ouvir com atenção e compreensão.
Atividades:
● Elaborar, junto com os colegas, regras de convivência e interações orais (falar um de cada vez, esperar a vez de falar, etc.).
● Criar com a turma, o hábito de ouvir quem fala com atenção.
● Incentivar os alunos a dar respostas.
● Ler textos diversos (gincana, hora cívica, etc.).
Fontes Bibliográficas
● Livro didático
● Matriz curricular
● Caderno do Ceale
● Guia do Alfabetizador
Matemática
Eixos: 1 – Espaço e forma
Capacidades:
1.6 – Identificar, descrever e comparar padrões (blocos lógicos) usando uma grande variedade de atributos como tamanho, forma, espessura e cor.
1.7 – Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
1.8 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono), de acordo com o número de lados.
Conteúdos:
● Dimensionamento de espaços – relação de tamanho e forma.
● Formas geométricas presentes no cotidiano (escola, objetos, natureza, etc.).
● Construção e representação de formas geométricas.
● Figuras planas: quadrado, triângulo e retângulo.
● Triângulos e quadriláteros no Trangran.
● Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas espaciais e planas.
● Composição e análise de figuras em malhas quadriculadas e sua relação com a medida de perímetro.
● Caracterização dos elementos das figuras espaciais: superfícies, bases, construções.
● Número de faces, vértices e arestas.
Atividades:
● Livro didático – Porta Aberta – Unidade 3
● Atividades complementares.
Eixo: 2 – Grandezas e medidas
Capacidades:
2.2 – Conhecer e utilizar em situações-problema, modelos concretos e pictóricos, as unidades usuais de medida: tempo, sistema monetário, comprimento, massa, capacidade e temperatura.
2.3 – Usar horários, calendários e calcular o tempo decorrido em intervalos de hora para solucionar problemas do cotidiano.
2.4 – Estimar e medir o decorrer do tempo usando “antes ou depois”, “ontem, hoje ou amanhã”, “manhã, tarde ou noite”, “hora ou meia hora”.
Conteúdo:
● Medidas de capacidades: litro, meio litro e mililitro.
● Medidas de massa: quilograma, grama, tonelada.
● Uso de balanças.
● Medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia ou noite, manhã, tarde ou noite, hora ou meia hora.
● Instrumentos de medidas de tempo: rotina, relógio.
● Tempo: horas.
Atividades:
● Livro didático – Unidade 1-4
● Atividades complementares
Eixos: 3 – Números e operações – Álgebra e funções.
Capacidades:
3.4 – Reconhecer números naturais e decimais em diversas situações (jornais, filmes, comércio, etc.).
3.5 – Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
Conteúdos:
● Números no dia-a-dia.
● Sistema de numeração decimal.
● Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 1000.
● Contar até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de 50 em 50 e de 100 em 100.
● Agrupamentos e desagrupamentos até 100.
● Valor posicional dos números.
● Composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes.
● Agrupamento na base 10.
● Número par e ímpar.
● Números ordinais: função, leitura e representação.
● Representação escrita por extenso dos numerais.
● Séries numéricas em ordem crescente e decrescente.
Atividades:
● Livro didático – Porta Aberta – Unidades 4 – 5.
● Atividades complementares.
Eixo: 4 – Tratamento da informação
Capacidades:
4.4 – Transformar listas e tabelas em gráficos pictóricos, de barra ou colunas e vice-versa.
4.5 – Reconhecer possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais, envolvendo probabilidade.
Conteúdos:
● Construção de gráficos pictóricos, de barra ou de colunas.
● Situações problemas simples, envolvendo ideias de possibilidades e probabilidades.
Atividades:
● Livro didático – Unidade I
● Atividades complementares.
Geografia
Eixo 1 – Eu e o espaço de vivência e convivência.
Capacidades:
1.4 – Reconhecer os limites do próprio corpo no espaço de convivência com o grupo social e com a família.
1.5 – Reconhecer a linguagem cartográfica como fonte de informação e representação do espaço geográfico.
Conteúdos:
● Direitos e deveres para a convivência no espaço social.
● Mapeamento e desenho do corpo considerando as características físicas comuns e do ambiente social, considerando a distribuição dos objetos no espaço geográfico, e dos caminhos e espaços de vivência e convivência.
Atividades:
● Reconhecimento que o aluno deve ter dos limites do corpo.
● Elaboração e leitura de gráficos, tabelas, escalas, mapas de trajetos e suas legendas entre outros.
● Livro didático – Porta Aberta
● Atividades complementares
Eixo: 2 – A escola, suas representações e sua importância na vida das pessoas.
Capacidades:
2.5 – Reconhecer o entorno da escola e a paisagem.
2.6 – Reconhecer o conceito de distância entre dois ou mais lugares.
2.7 – Reconhecer a linguagem cartográfica como instrumento de representação dos espaços da escola.
Conteúdos:
● O entrono da escola: paisagem, meio ambiente.
● Trajetos: de casa para a escola, da escola para casa.
● Croqui, planta, tabelas e gráficos de representação do espaço e dos ambientes.
Atividades:
● Livro didático – Porta Aberta – Unidades 2 e 3.
Eixo: 3 – O ambiente em que vivemos: casa, rua, bairro, município: suas representações para a vida em sociedade.
Capacidades:
3.3 – Compreender a rua como local de trânsito das pessoas da comunidade e de veículos.
3.4 – Reconhecer o bairro, percebendo-se como integrante das relações sociais que se formam entre os indivíduos da comunidade.
Conteúdos:
● Sinalização e trânsito em minha rua.
● Minha rua no bairro.
● O bairro onde moro.
● O transporte que atende o meu bairro.
● O trânsito em meu bairro.
Atividades:
● Livro didático de história – Unidades 4 e 5.
● Atividades complementares
Eixo: 4 – A natureza e sua dinâmica: paisagem natural e meio ambiente.
Capacidades:
4.1 – Identificar as características do ambiente e da paisagem em outros lugares, fazendo comparações.
4.2 – Reconhecer a linguagem cartográfica como representação do espaço natural.
Conteúdos:
● Espaço rural e espaço urbano: diferenças de paisagens.
● Paisagem do município, sua localização no estado e no país.
● Meio ambiente em meu município.
● Elaboração de mapas e tabelas para representar paisagem e a sua relação com o meio.
Atividades:
● Atividades complementares
● Livro didático – Porta Aberta – História – Unidade 3
Eixo: 5 – Linguagem cartográfica e escalas.
Capacidades:
5.1 – Compreender o conceito de escala, a partir da representação de plantas e mapas em tamanho reduzido.
5.2 – Construir e compreender itinerários.
5.3 – Comparar dados e informações.
Conteúdos:
● Representar lugares através da linguagem cartográfica.
● Construir caminho de um lugar para o outro.
● Analisar dados, comparando informações, buscando soluções.
Atividades:
● Noção de proporção (escalas).
● Saber construir e compreender trajetos entre dois ou mais pontos ou lugares distintos.
● Atividades complementares.
Ciências
Eixo: 6 – Ambiente e vida
Capacidades:
6.1 – Reconhecer as relações de interdependência entre os seres vivos (animais, plantas e seres humanos).
6.2 – Compreender que os animais são seres vivos.
6.3 – Identificar animais invertebrados e vertebrados.
6.4 – Reconhecer que os vegetais fabricam seu próprio alimento.
6.5 – Observar e comparar os diferentes tipos de solos.
Conteúdos:
● Seres vivos.
_ Mundo animal.
_ Características.
- Alimentação.
_ Locomoção.
_ Classificação (vertebrados – invertebrados).
_ Ciclo de vida (de aves, mamíferos, repteis, peixes, anfíbios).
_ Habitat.
● Seres vivos.
_ Mundo vegetal.
_ Características.
_ Partes das plantas (raiz, caule, folha, flor, fruto e frutos).
_ Ciclo da vida.
_ Utilidades.
_ Produção do próprio alimento.
Recursos naturais:
● O solo
_ Elementos que forma o solo.
_ Utilidades.
_ Tipos de solo.
_ Práticas, conservação do solo: irrigação, drenagem, reflorestamento, curva de nível, etc.
Atividades:
● Livro didático – Porta Aberta – Unidades 3 – 4 – 7 – 8.
● Atividades complementares.
Eixo: 7 – Ser humano e saúde.
Capacidades:
7.1 – Reconhecer a importância de uma alimentação saudável como fonte de energia e materiais para o crescimento e manutenção do corpo saudável e valorizar hábitos de alimentação.
7.2 – Valorizar o próprio corpo com atenção para o bem estra físico e social.
Conteúdos:
● Alimentação
_ Características de uma alimentação saudável.
_ Alimentos naturais e industrializados.
_ Alimentos de origem animal, vegetal e mineral.
_ Hábitos de higiene pessoal: lavar as mãos, escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho, comer frutas e verduras lavadas.
Atividades:
● Conscientização da necessidade de hábitos saudáveis.
● Atividades complementares.
Eixo: 7 – Recursos tecnológicos
Capacidades:
7.1 – Identificar os recursos tecnológicos utilizados no tratamento da água e do cultivo do solo.
7.2 – Reconhecer que é possível utilizar a energia encontrada na natureza.
Conteúdos:
● Agricultura
_ Contribuições da tecnologia para maior produtividade nas lavouras.
● Transporte/trânsito
_ Tecnologia aplicada no trânsito: semáforo ou sinaleiros.
● Água
_ Recursos tecnológicos utilizados no tratamento da água.
História
Eixo: 8 – Autoconhecimento
Capacidades:
8.1 – Conhecer as diferentes realidades sociais e étnico-culturais, reconhecendo a si mesmo como parte de um grupo.
8.2 – Identificar e relacionar o modo de vida de cada um ao de outros grupos sociais, em suas manifestações culturais e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças.
Conteúdos:
● As diferentes realidades sociais.
● Diversidade e miscigenação.
● As famílias brasileiras. De onde vieram nossos costumes.
● Origem e características dos diversos grupos sociais.
Atividades:
Relacionar as diferenças e as semelhanças existentes nos grupos sociais e suas manifestações através de brincadeiras, jogos, costumes, crenças, etc.
Eixo: 9 – O aluno e suas relações sociais na família, escola e outros grupos sociais.
Capacidades:
9.1 – Valorizar e reconhecer a importância da família na formação e desenvolvimento pessoal dos indivíduos.
9.2 – Identificar as pessoas que fazem parte da família com a qual mora e outras formas de organização familiar.
Conteúdos:
● Como se formou e vive sua família.
● Cada família tem sua história: origens, costumes e cultura.
● Histórias de família.
● As famílias ao longo do tempo.
Atividades:
● Livro didático – Porta Aberta – Unidade 2
Eixo: 10 – Conhecendo a moradia e valorizando o trabalho.
Capacidades:
10.1 – Conhecer a história da rua e do bairro onde mora, identificando os pontos de referências existentes.
10.2 – Reconhecer os modos de viver dos grupos sociais presentes no bairro.
Conteúdos:
● A rua onde moro.
● A origem dos nomes das ruas.
● A rua e o bairro: espaços de convivência.
● As ruas de ontem e as ruas de hoje.
● O bairro e a comunidade.
● As transformações do bairro.
Atividades:
● Livro didático – Porta Aberta – Unidade 4.
● Atividades complementares.
Eixo: 11 – Temporalidade histórica.
Capacidades:
11.1 – Conhecer as várias formas de contagem de tempo.
11.2 – Explorar as características do calendário ocidental utilizado na atualidade.
Conteúdos:
● A linha de tempo.
● Minha história ao longo do tempo.
● Instrumento de medida do tempo.
Atividades:
● Conhecer os instrumentos criados e utilizados para medição do tempo no passado e sua evolução até a atualidade – história do relógio, diferentes modelos, diferentes formas de registros das horas.
● Conhecer a forma mais usual de medir o tempo (dia/semana/mês/ano) e iniciar conceito como passado/presente/ontem/hoje/amanhã.

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