terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento de Matemática 1º Bimestre Professoras: 5° Ano

Planejamento de Matemática
1º Bimestre
Professoras:
5° Ano

EIXOS
1 – Espaço forma





























2 – Grandezas e medidas.
















3 – Números e operações. Álgebra e funções.



































4 – Tratamento da informação.
CAPACIDADES
1.2 – Representar a posição de uma pessoa
ou objeto utilizando malhas quadriculadas.

1.4 – Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

1.5 – Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.


1.6 – Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

1.7 – Identificar e conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e lados.







2.1 – Comparar grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de medidas não convencionais ou convencionais.




2.3 – Estabelecer relações entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora/minuto, minuto/segundo, dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano. 

2.4 – Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.

3.1 – Relacionar a historia da matemática na construção  o conceito de numero e sua importância no contexto social.

3.2 – Reconhecer o agrupamento em base 10 e sua relação com o sistema de numeração decimal: ordens, classes e valor posicional, construindo terminologias a partir da compreensão do significado dos mesmos.

3.4 – Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.




3.5 – Localizar na reta numérica a posição de números naturais.
3.6 – Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.












3.12 – Analisar e resolver situações-problema como o uso de números racionais.

4.1 – Coletar, organizar e registrar dados e informações
CONTEÚDOS/CONCEITOS
· Utilização de malha quadriculada para representar no plano a posição de uma pessoa.


 · Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

· Retas e segmentos de reta.
· Relações de paralelismo e perpendicularismo.

· Figuras planas.
· Quadriláteros: quadrado, retângulo, losango, paralelogramo.
· Triângulos.



· Sólidos geométricos:
- classificação;
- elementos de um poliedro;
- propriedades comuns e diferenças;
- planificação (composição e decomposição) de figuras tridimensionais (cubos e paralelepípedos): construção de sólidos e embalagens.

· Utilização dos instrumentos de medidas presentes no cotidiano: régua, terna, fita métrica, , metro, balança, recipientes graduados (para comparar quantidade de líquido), termômetro, velocímetro, relógios e cronômetros.

· Situações envolvendo unidades de tempo: , hora, minuto, dia, semana,mês, ano.
· utilização de instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário.




∙ História da matemática (hindus, arábicos, romanos, outras).


∙ Agrupamento em base 10: ordens, classes e valor posicional.





∙ Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

∙ Representação e localização de números naturais na reta numérica.
∙ Adição e subtração, multiplicação e divisão com números naturais:
- composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes;
- compreensão das quatro operações e seus significados;
- propriedades das operações;
- cálculos aproximados;
- Resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão);
- Expressões numéricas com os números naturais.





∙ Pesquisa de campo (observações, questionários, levantamentos, medições).
∙ Pesquisa e interpretação de dados.
∙ Seleção e organização dos dados em tabelas simples.
4º ano
5º ano




Nenhum comentário:

Postar um comentário