Planejamento de Matemática
1º Bimestre
Professoras:
5° Ano
EIXOS
1 – Espaço forma
2 – Grandezas e medidas.
3 – Números e operações.
Álgebra e funções.
4 – Tratamento da
informação.
|
CAPACIDADES
1.2 – Representar a posição
de uma pessoa
ou objeto utilizando malhas
quadriculadas.
1.4 – Representar o espaço
por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
1.5 – Identificar e
conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
1.6 – Identificar
triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo,
losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos,
concorrentes, perpendiculares).
1.7 – Identificar e
conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e
lados.
2.1 – Comparar grandezas de
massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de
medidas não convencionais ou convencionais.
2.3 – Estabelecer relações
entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora/minuto, minuto/segundo,
dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo
cronológico em situações do cotidiano.
2.4 – Reconhecer e
interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.
3.1 – Relacionar a historia
da matemática na construção o conceito
de numero e sua importância no contexto social.
3.2 – Reconhecer o
agrupamento em base 10 e sua relação com o sistema de numeração decimal:
ordens, classes e valor posicional, construindo terminologias a partir da
compreensão do significado dos mesmos.
3.4 – Escrever, comparar e
ordenar números naturais de qualquer grandeza.
3.5 – Localizar na reta
numérica a posição de números naturais.
3.6 – Utilizar estratégias
pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo
adição, subtração, multiplicação, divisão.
3.12 – Analisar e resolver
situações-problema como o uso de números racionais.
4.1 – Coletar, organizar e
registrar dados e informações
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
· Utilização de malha
quadriculada para representar no plano a posição de uma pessoa.
· Construção e interpretação de maquetes,
croquis e outras representações gráficas.
· Retas e segmentos de
reta.
· Relações de paralelismo e
perpendicularismo.
· Figuras planas.
· Quadriláteros: quadrado,
retângulo, losango, paralelogramo.
· Triângulos.
· Sólidos geométricos:
- classificação;
- elementos de um poliedro;
- propriedades comuns e
diferenças;
- planificação (composição
e decomposição) de figuras tridimensionais (cubos e paralelepípedos):
construção de sólidos e embalagens.
· Utilização dos
instrumentos de medidas presentes no cotidiano: régua, terna, fita métrica, ,
metro, balança, recipientes graduados (para comparar quantidade de líquido),
termômetro, velocímetro, relógios e cronômetros.
· Situações envolvendo
unidades de tempo: , hora, minuto, dia, semana,mês, ano.
· utilização de instrumentos
de medida de tempo: relógios, agendas e calendário.
∙ História da matemática
(hindus, arábicos, romanos, outras).
∙ Agrupamento em base 10:
ordens, classes e valor posicional.
∙ Escrita, leitura, comparação
e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do
sistema de numeração decimal.
∙ Representação e
localização de números naturais na reta numérica.
∙ Adição e subtração,
multiplicação e divisão com números naturais:
- composição e decomposição
de números por parcelas, fatores, ordens e classes;
- compreensão das quatro
operações e seus significados;
- propriedades das
operações;
- cálculos aproximados;
- Resolução de
situações-problema envolvendo as quatro operações (adição, subtração,
multiplicação e divisão);
- Expressões numéricas com
os números naturais.
∙ Pesquisa de campo
(observações, questionários, levantamentos, medições).
∙ Pesquisa e interpretação
de dados.
∙ Seleção e organização dos
dados em tabelas simples.
|
4º ano
|
5º ano
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário