segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

FALANDO SOBRE O PIP

Enquanto professor, eu preciso saber o que o meu aluno sabe e o que ele não sabe individualmente, pois cada ser humano é ímpar. Sendo assim, preciso conhecer meu aluno e a avaliação diagnóstica  me dá esse conhecimento. A partir disso, conhecendo quem não sabe A, X e Y eu tenho condições de intervir e trabalhar com aqueles alunos que precisam mais de mim. Seja através de monitoria, seja contando com a ajuda de um professor excedente ou mesmo do especialista, é importante tirar um tempo para  reforçar essas habilidades apenas com os alunos que não consolidaram determinada habilidade, pois se eu faço isso com a turma toda pode gerar desinteresse e indisciplina naqueles que já consolidaram essa determinada habilidade e se sentirá desmotivado.
Viver num ambiente letrado, onde são cultivadas e exercidas práticas sociais relativas à leitura e à escrita, permite à criança desenvolver conceitos e competências funcionais relacionados à escrita, assim como garantir que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o objetivo de todo alfabetizador, no entanto isso se tornou um grande desafio.
Dessa forma, quais questionamentos a trabalhar:
* Por que muitos de nossos alunos passam pelo Pré-escolar e vão do 1º ao 5º ano sem aprender a ler e escrever?
* De que forma a leitura, a escrita e a produção de textos terá significado para o aluno?
* Como intervir no processo ensino-aprendizagem?
* Que estratégias fará o aluno ler, escrever e produzir um texto satisfatoriamente?
O professor e a formação de leitores: etapas e diversidade do processo da leitura
A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que o compõem.
A formação de leitores é uma das principais tarefas da escola. Para tanto, ela deve comprometer-se, através de um projeto educativo, com a intermediação da PASSAGEM do leitor de textos facilitados (infantis ou infanto-juvenis) para o leitor de textos de complexidade real. Com ajuda do professor e de outros leitores, o aluno pode desenvolver a competência leitora, pela prática de leitura.
A habilidade que se deve ter de leitura não é a de somente traduzir sílabas ou palavras (signos linguísticos), em sons, isoladamente (a decodificação). A boa leitura deve passar pelas etapas de decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
Assim perguntamos:
*ONDE QUEREMOS CHEGAR?
*QUAL É A  SITUAÇÃO DESEJADA:
*METAS DA ESCOLA
·         Ter todos os alunos no nível recomendado ao final do Ciclo da Alfabetização em 2014.
·         Toda criança lendo e escrevendo aos oito anos de idade em 2015.
·         Elevar as taxas de proficiência (Proficiência é a demonstração de um conhecimento, competência e capacidade. Proficiência é um adjetivo para qualificar a pessoa que tem um total conhecimento sobre determinado assunto, que executa tudo com muita proficuidade, habilidade e competência. Um indivíduo proficiente é alguém hábil e capaz, e demonstra conhecimento em um determinado assunto).
·        Ser a melhor escola dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientar a aprendizagem dos alunos para que refaçam seus esquemas de comportamento, de modo a que estes revertam em crescimento pessoal e se tornem algo significativo para as suas vidas, como pessoas desejosas de realização, é o desafio para o professor, que vê a aprendizagem não como a simples acumulação de conteúdos, mas como uma influência vital e construtiva no sentido de uma melhor maturidade mental, emocional e social.

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