PLANO DE AULA
Branca de Neve e os Sete anões
Educação Infantil
Justificativa
Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura, manuseio de livros através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.
Leitura
Objetivo: Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer e entretenimento.
Desenvolvimento:
• Leitura e vídeo da história
• Brincadeiras cantadas:
• Letra da música
• Coreografia de acordo com a música
• Confecção de um livrinho
• Trabalhar a letra da música de acordo com a idade dos alunos
Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura, manuseio de livros através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.
Leitura
Objetivo: Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer e entretenimento.
Desenvolvimento:
• Leitura e vídeo da história
• Brincadeiras cantadas:
• Letra da música
• Coreografia de acordo com a música
• Confecção de um livrinho
• Trabalhar a letra da música de acordo com a idade dos alunos
Movimento
Objetivo: Desenvolver a comunicação e a expressão através de apresentações de teatro, dos jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento
• Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta
• Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias
• Imitações e jogos de faz-de-conta
• Dança.
• Livro: Branca de Neve e os sete anões (trabalhar aspectos psicomotores, locomoção, equilíbrio, lateralidade).
• Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica, dança e peças teatrais.
Artes Visuais
Objetivos: Expressar-se por meio de gestos, posturas, linguagem oral e produções artísticas.
Desenvolvimento
• Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar a história trabalhada.
• Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação da história.
• Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar a história
• Ilustração de uma parte do livro.
• Confecção de ilustrações novas para um livro
• Confecção de livros
• Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens.
• Confecção de fantoches com sucatas
• Confecção de maquetes com materiais diversos
História e Geografia
Objetivo: Desenvolver a comunicação e a expressão através de apresentações de teatro, dos jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento
• Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta
• Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias
• Imitações e jogos de faz-de-conta
• Dança.
• Livro: Branca de Neve e os sete anões (trabalhar aspectos psicomotores, locomoção, equilíbrio, lateralidade).
• Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica, dança e peças teatrais.
Artes Visuais
Objetivos: Expressar-se por meio de gestos, posturas, linguagem oral e produções artísticas.
Desenvolvimento
• Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar a história trabalhada.
• Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação da história.
• Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar a história
• Ilustração de uma parte do livro.
• Confecção de ilustrações novas para um livro
• Confecção de livros
• Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens.
• Confecção de fantoches com sucatas
• Confecção de maquetes com materiais diversos
História e Geografia
Objetivo: Participar de diferentes situações de comunicação
para interação e demonstrar curiosidade.
Desenvolvimento
• Visita a Biblioteca Municipal
• Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de observação de imagens e leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)
• Criação do livro de história (1º livro)
• Inauguração de cantinhos de leitura e manuseio: gibis, revistas, jornais, fantasias, livros infantis...
• Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola
• Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).
Português. Linguagem oral e escrita
Desenvolvimento
• Visita a Biblioteca Municipal
• Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de observação de imagens e leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)
• Criação do livro de história (1º livro)
• Inauguração de cantinhos de leitura e manuseio: gibis, revistas, jornais, fantasias, livros infantis...
• Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola
• Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).
Português. Linguagem oral e escrita
Objetivos:
• Desenvolver interesse e curiosidade pelas imagens e linguagens enquanto o professor conta a
história.
• Escolher os livros para manusear, ler ( se souber), apreciar e participar de rodas de reconto, observando a diversidade dos personagens
• Escolher os livros para manusear, ler ( se souber), apreciar e participar de rodas de reconto, observando a diversidade dos personagens
• Interessar-se por conhecer vários gêneros escritos e
participar de diversas situações sociais na qual possa contar suas vivências,
recontar histórias e ouvir as de outras pessoas.
Desenvolvimento
.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos,etc.
• Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
• Promoção de teatros, dramatizações.
• Reconto de histórias lidas, ouvidas ou assistidas, através de objetos, utilizando-os como personagens.
• Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
• Criar e manusear brinquedos.
Desenvolvimento
.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos,etc.
• Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
• Promoção de teatros, dramatizações.
• Reconto de histórias lidas, ouvidas ou assistidas, através de objetos, utilizando-os como personagens.
• Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
• Criar e manusear brinquedos.
Matemática
• Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.
Desenvolvimento
• Contagem da quantidade de livros manuseados, com o auxílio do professor
• Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.
Desenvolvimento
• Contagem da quantidade de livros manuseados, com o auxílio do professor
• Marcação de tempo para
• Dias da semana
• Seqüência, número de páginas
• Demonstração de livros relacionados com a matemática
• Coleção de figurinhas
• Organização de álbum de figurinhas.
• Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó, etc
• Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada
• Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias(orais e dirigidas)
• Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
• Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.
Culminância
• Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
• Baile à fantasia.
Avaliação
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.”
• Dias da semana
• Seqüência, número de páginas
• Demonstração de livros relacionados com a matemática
• Coleção de figurinhas
• Organização de álbum de figurinhas.
• Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó, etc
• Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada
• Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias(orais e dirigidas)
• Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
• Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.
Culminância
• Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
• Baile à fantasia.
Avaliação
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.”
Eu Vou
Eu vou, eu vou
para casa agora eu vou
parara-tim-bum
parara-tim-bum
eu vou
eu vou
eu vou
eu vou
eu vou
Para casa
agora eu vou
parara-tim-bum
parara-tim-bum
Cavando a Mina
A nossa enxarpe, a nossa pá
Nós usamos pra cavar
Cavando a nossa mina
Noite e dia sem parar
Não vamos ficar ricos não
Nós nunca temos essa missão
De cavar... cavar
É nossa distração
Cavando a nossa mina
Noite e dia sem parar
Brilhantes e outras pedras
Poderemos encontrar
Se temos forte vai haver
Milhões de pedras pra escolher
E com tanta pedra pra escolher
O que é que se vai fazer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário