Planejamento 3° Bimestre
Matemática
EIXO
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo1
Espaço e forma
|
1.4-
Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações
gráficas.
1.5-
Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
|
*Construção
e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
*Relação
de paralelismo e perpendicularismo.
|
|
T/C
I/T
|
Eixo 2
Grandezas e medidas
|
2.4-
Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.
2.5-
Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo
da duração de um evento ou acontecimento.
|
*Utilização
de instrumentos de medidas de tempo.
*Situações
envolvendo unidades de tempo.
|
|
T/C
T/C
|
Eixo3
Números e operações-álgebra e funções
|
3.3-
Reconhecer números naturais e racionais em diversas situações.
3.4-
Escrever, comparar e ordenar números de qualquer grandeza.
3.6-Utilizar
estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema
envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
3.7-
Representar números racionais nas formas fracionária, decimal e de
porcentagem.
3.8-
Estabelecer relações entre as diferentes representações de um número
racional.
3.9-
Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações envolvendo valores
monetários por meio de preços, trocos, orçamentos, etc.
|
*Escrita,
leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das
características do sistema de numeração decimal.
*Frações.
*Sistema
de numeração decimal.
*Sistema
Monetário Brasileiro.
*Livro
Porta Aberta página: 44, 45, 46, 47, 48, 49, 121 à 184.
|
|
T
T
T
I
I
T
|
Eixo 4
Tratamento de informação
|
4.2-Ler
e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio
de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema.
4.3-Elaborar,
em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos
|
*Seleção
e organização dos dados em tabelas simples.
*Leitura
e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo,
registrando por meio de tabela e gráficos.
*Interpretar
e sistematizar os dados.
*Elaborar
tabelas e gráficos.
|
|
R
T
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário