terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA - 3 BIMESTRE

Escola Municipal “Antonio Barbosa Neto”
Planejamento 3° Bimestre
Professoras: 
Supervisora: 
Língua Portuguesa
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
4° ANO
5° ANO
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura Escrita
1.4- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
*Relacionar o texto escrito  e as ilustrações.

*Localizar em livros uma informação desejada.

*Livro Porta Aberta páginas: 221, 222, 223, 239, 240, 241, 242 e  243.


R
Eixo2
Leitura
2.4- Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas do texto que está sendo lido.

2.7-Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações  explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.

2.8- Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.

2.13- Identificar os elementos que constroem a narrativa, como também reconhecer o que deu origem à história ou fato narrado, isto é, o conflito gerador do enredo.

2.14- Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos.

2.15- Reconhecer os elementos que compõem a cadeia de referencia de um texto, compreendendo o processo de introdução e de retomada de informações possibilitando pelo emprego de pronomes e pelo emprego de sinônimos ou expressões do mesmo campo semântico.


2.20- Ler oralmente com fluência e expressividade.

*Diferentes gêneros textuais.

*Levantamento e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.

*Identificação das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.

*Textos variados.

*Advérbios.

*Livro Porta Aberta páginas:138, 139, 140,
141, 218, 219, 220, 236, 237, 238, 244 e  245.

T



T










T






T







T






T















T/C


Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
3.3- Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso.

3.4- Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das características da fala, isto é não se escreve como se fala.

3.6- Dominar e aplicar as regras ortográficas relativas à sinalização de nasalização, bem como o uso da letra m antes de p e b da letra n antes das demais.
*Domínio da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.

*Domínio de grafias regidas por regras contextuais.

*Livro Porta Aberta páginas:59, 60, 61, 62,  63 e  64.


T/C




T/C





T/C


Eixo 4
Produção escrita
4.3-Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.

4.5- Planejar e produzir a escrita de texto, considerando, os objetivos comunicativos, o tema, o leitor previsto, as condições de leitura e o gênero adequado à situação.

4.6- Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usados na sociedade, isto é, segundo os moldes de gêneros textuais que existem e circulam no meio social.
*Produção de textos de diferentes gêneros.




*Emprego da letra legível.







*Organizar e estruturar os textos conforme as características do gênero escolhido.

T/C



T/C




T/C
Eixo5
Oralidade
5.3- Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

5.5- Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.

5.6- Produzir textos orais de diferentes gêneros.
*Relato de experiências vividas.

*Leitura em voz alta de textos com finalidade determinada.

*Debates.

*Leitura Deleite.

*Teatro.

T/C


T/C







T/C

Nenhum comentário:

Postar um comentário