Escola Municipal “Antonio Barbosa Neto”
Planejamento 3° Bimestre
Professoras:
Supervisora:
Língua Portuguesa
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4° ANO
|
5° ANO
|
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura
Escrita
|
1.4-
Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto
escolar.
|
*Relacionar
o texto escrito e as ilustrações.
*Localizar
em livros uma informação desejada.
*Livro
Porta Aberta páginas: 221, 222, 223, 239, 240, 241, 242 e 243.
|
|
R
|
Eixo2
Leitura
|
2.4-
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas do
texto que está sendo lido.
2.7-Compreender
globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de
localizar informações explícitas e de
inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no
processo de compreensão.
2.8-
Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.
2.13-
Identificar os elementos que constroem a narrativa, como também reconhecer o
que deu origem à história ou fato narrado, isto é, o conflito gerador do
enredo.
2.14-
Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos.
2.15-
Reconhecer os elementos que compõem a cadeia de referencia de um texto,
compreendendo o processo de introdução e de retomada de informações
possibilitando pelo emprego de pronomes e pelo emprego de sinônimos ou
expressões do mesmo campo semântico.
2.20-
Ler oralmente com fluência e expressividade.
|
*Diferentes
gêneros textuais.
*Levantamento
e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.
*Identificação
das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.
*Textos
variados.
*Advérbios.
*Livro
Porta Aberta páginas:138, 139, 140,
141,
218, 219, 220, 236, 237, 238, 244 e
245.
|
|
T
T
T
T
T
T
T/C
|
Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
|
3.3-
Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso.
3.4-
Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das
características da fala, isto é não se escreve como se fala.
3.6-
Dominar e aplicar as regras ortográficas relativas à sinalização de nasalização,
bem como o uso da letra m antes de p e b da letra n antes das demais.
|
*Domínio
da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.
*Domínio
de grafias regidas por regras contextuais.
*Livro
Porta Aberta páginas:59, 60, 61, 62,
63 e 64.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 4
Produção escrita
|
4.3-Dispor
no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.
4.5-
Planejar e produzir a escrita de texto, considerando, os objetivos
comunicativos, o tema, o leitor previsto, as condições de leitura e o gênero
adequado à situação.
4.6-
Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usados na
sociedade, isto é, segundo os moldes de gêneros textuais que existem e
circulam no meio social.
|
*Produção
de textos de diferentes gêneros.
*Emprego
da letra legível.
*Organizar
e estruturar os textos conforme as características do gênero escolhido.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Eixo5
Oralidade
|
5.3-
Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a
variedade linguística adequada.
5.5-
Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta
atenta e compreensão.
5.6-
Produzir textos orais de diferentes gêneros.
|
*Relato
de experiências vividas.
*Leitura
em voz alta de textos com finalidade determinada.
*Debates.
*Leitura
Deleite.
*Teatro.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário