terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento de Ciências 1º Bimestre Professoras: 5° Ano

Planejamento de Ciências
1º Bimestre
Professoras:
5° Ano

EIXOS
1 – Vida e ambiente.


























2 – Ser humano e saúde.



























3 – Terra e universo.


















4 – Tecnologia e sociedade.
CAPACIDADES
1.2 – Comparar diferentes misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la como solvente.

1.3 – Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro relacionando-os com as condições necessárias à preservação da saúde.
1.4 – Compreender a importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção e manutenção da saúde.

1.5 – Reconhecer a importância da água na natureza como bem finita (preservação).

2.5 – Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante, mas não igual aos demais para desenvolver auto-estima e cuidado consigo próprio.

2. 7 – Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção social, o laser e repouso adequados como conjunto de atitudes e interações com o meio de que depende o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a saúde do ser humano.

2.8 – Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que se vive.

3.1 – Reconhecer as teorias que tentam explicar a origem do universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade.

3.2 – Compreender o que são corpos celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão permanente do universo e de seus componentes.

3.3 – Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.

4.1 – Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas características e sua utilização.

4.2 - Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia.

4.3 – Reconhecer e nomear fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.
4.4 – Relacionar algumas atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia.
CONTEÚDOS
∙ A distribuição da água doce no planeta.




∙ Água que bebemos.









∙ Textos variados.






∙ Livro adotado páginas 25 a 40.



∙ Projeto dengue.







∙ Dia da saúde.
∙ Cuidados com o corpo.









∙ Textos variados.








∙ Origem do universo.







∙ Livro adotado páginas 8 a 9.






∙ Textos variados.



∙ As grandes invenções.





∙ Textos variados.





∙ Livro adotado páginas 142 a 149.










Nenhum comentário:

Postar um comentário