Planejamento de Ciências
1º Bimestre
Professoras:
5° Ano
EIXOS
1 – Vida e ambiente.
2 – Ser humano e saúde.
3 – Terra e universo.
4 – Tecnologia e sociedade.
|
CAPACIDADES
1.2 – Comparar diferentes
misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la
como solvente.
1.3 – Identificar os
processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos
domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro relacionando-os
com as condições necessárias à preservação da saúde.
1.4 – Compreender a
importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção
e manutenção da saúde.
1.5 – Reconhecer a
importância da água na natureza como bem finita (preservação).
2.5 – Identificar limites e
potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante, mas não
igual aos demais para desenvolver auto-estima e cuidado consigo próprio.
2. 7 – Reconhecer a
alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção
social, o laser e repouso adequados como conjunto de atitudes e interações
com o meio de que depende o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a
saúde do ser humano.
2.8 – Compreender que a
saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural,
identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio
em que se vive.
3.1 – Reconhecer as teorias
que tentam explicar a origem do universo o pensamento e as crenças do homem
de diversos momentos da história da humanidade.
3.2 – Compreender o que são
corpos celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão
permanente do universo e de seus componentes.
3.3 – Identificar galáxias,
estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.
4.1 – Comparar e
classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas
características e sua utilização.
4.2 - Comparar e
classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu
funcionamento à utilização de energia.
4.3 – Reconhecer e nomear
fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de
suas transformações.
4.4 – Relacionar algumas
atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de
eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes
formas de energia.
|
CONTEÚDOS
∙ A distribuição da água
doce no planeta.
∙ Água que bebemos.
∙ Textos variados.
∙ Livro adotado páginas
∙ Projeto dengue.
∙ Dia da saúde.
∙ Cuidados com o corpo.
∙ Textos variados.
∙ Origem do universo.
∙ Livro adotado páginas
∙ Textos variados.
∙ As grandes invenções.
∙ Textos variados.
∙ Livro adotado páginas
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário