terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Planejamento Língua Portuguesa 5° ano - 2°bimestre

Planejamento Língua Portuguesa 5° ano - 2°bimestre
EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
4°ANO
5° ANO
Eixo 1
Compreensão e valorização da Cultura Escrita
1.1- Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação em diferentes usos e funções.

1.3-Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
*Dos espaços de circulação dos textos.

*Das formas de aquisição e acesso aos textos.

*Reconhecimento e classificação, pelo formato, dos diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos, etc.

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Eixo 2
Leitura
2.1-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

 2.2-Identificar diferentes gêneros textuais.

2.3-Antecipar conteúdos a serem  lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema.
2.7-Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações  explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.

2.10-Reconhecer a presença de diferentes enunciadores, nos textos lidos, identificando as marcas gráficas e linguísticas que simbolizam suas vozes.

*Visita a biblioteca, a bancas de jornais, a livraria, etc.

*Diferentes gêneros textuais.

*Levantamento e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.

*Identificação das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.
*Aplicação de estratégias básicas para a produção de respostas pertinentes a perguntas feitas.

*Textos variados.

*Identificação de recursos usados em entrevistas para diferenciar as perguntas do entrevistador das respostas do  entrevistado.

*Uso das aspas para marcar fala de personagens.

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Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
3.1-Identificar as letras, reconhecimento visual e graficamente as de traçado semelhante.

3.2-Conhecer os usos das letras maiúsculas e minúsculas, observando a caligrafia e a legibilidade.

3.4-Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das características da fala, isto é não se escreve como se fala.

3.5-Dominar  grafias regidas por regras contextuais, isto é, aquelas que dependem da posição que os fonemas/grafemas ocupam na palavra.
*Reconhecimento do alfabeto e da correspondência grafema/fonema.

*Emprego da letra maiúscula.

*Domínio da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.
*Domínio de grafias regidas por regras contextuais.

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Eixo 4
Produção escrita
4.1-Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros, na sociedade contemporânea.

4.2-Produzir textos escritos de gêneros diversos, considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas características linguísticas e discursivas.

4.3-Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.

4.4-Escrever segundo o princípio alfabético, as regras ortográficas e as regras de pontuação de final de frase e de sinalização de diálogos.

*Reconhecimento do uso da escrita no âmbito pessoal e social.

*Consideração das condições de produção dos textos escritos definidos na tarefa.

*Produção de textos de diferentes gêneros.

*Emprego da letra legível.

*Produção de textos, segundo o princípio alfabético.

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Eixo 5
Oralidade
5.1-Participar das atividades em sala de aula, interagindo com os colegas e o professor.

5.2-Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestadas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar.

5.4-Planejar a fala em situações de linguagem  formal, isto é, a modalidade culta padrão.


*Relato de experiências vividas.

*Leitura em voz alta de textos com finalidade determinada.

*Debates.

*A escrita como apoio em situações de fala planejada.

*Variantes linguísticas.

*Utilização das  normas de emprego do padrão culto como concordância verbal e nominal adequada.

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