Planejamento
Língua Portuguesa 5° ano - 2°bimestre
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4°ANO
|
5° ANO
|
Eixo 1
Compreensão
e valorização da Cultura Escrita
|
1.1-
Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação
em diferentes usos e funções.
1.3-Conhecer
os usos e funções sociais da escrita.
|
*Dos
espaços de circulação dos textos.
*Das
formas de aquisição e acesso aos textos.
*Reconhecimento
e classificação, pelo formato, dos diversos suportes da escrita, tais como
livros, revistas, jornais, folhetos, etc.
|
|
T/C
T/C
|
Eixo 2
Leitura
|
2.1-Desenvolver
atitudes e disposições favoráveis à leitura.
2.2-Identificar diferentes gêneros textuais.
2.3-Antecipar
conteúdos a serem lidos a partir do
suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de
conhecimentos prévios sobre o tema.
2.7-Compreender
globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de
localizar informações explícitas e de
inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo
de compreensão.
2.10-Reconhecer
a presença de diferentes enunciadores, nos textos lidos, identificando as
marcas gráficas e linguísticas que simbolizam suas vozes.
|
*Visita
a biblioteca, a bancas de jornais, a livraria, etc.
*Diferentes
gêneros textuais.
*Levantamento
e confirmação de hipóteses, antes e no decorrer da leitura.
*Identificação
das finalidades e usos sociais de textos e seus portadores.
*Aplicação
de estratégias básicas para a produção de respostas pertinentes a perguntas
feitas.
*Textos
variados.
*Identificação
de recursos usados em entrevistas para diferenciar as perguntas do
entrevistador das respostas do
entrevistado.
*Uso
das aspas para marcar fala de personagens.
|
|
T
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 3
Conhecimentos ortográficos e linguísticos
|
3.1-Identificar
as letras, reconhecimento visual e graficamente as de traçado semelhante.
3.2-Conhecer
os usos das letras maiúsculas e minúsculas, observando a caligrafia e a
legibilidade.
3.4-Dominar
a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das
características da fala, isto é não se escreve como se fala.
3.5-Dominar grafias regidas por regras contextuais,
isto é, aquelas que dependem da posição que os fonemas/grafemas ocupam na
palavra.
|
*Reconhecimento
do alfabeto e da correspondência grafema/fonema.
*Emprego
da letra maiúscula.
*Domínio
da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.
*Domínio
de grafias regidas por regras contextuais.
|
|
C
C
T/C
T/C
|
Eixo 4
Produção escrita
|
4.1-Compreender
e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros,
na sociedade contemporânea.
4.2-Produzir
textos escritos de gêneros diversos, considerando seu suporte, seu contexto
de circulação, sua estrutura, suas características linguísticas e
discursivas.
4.3-Dispor
no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita.
4.4-Escrever
segundo o princípio alfabético, as regras ortográficas e as regras de
pontuação de final de frase e de sinalização de diálogos.
|
*Reconhecimento
do uso da escrita no âmbito pessoal e social.
*Consideração
das condições de produção dos textos escritos definidos na tarefa.
*Produção
de textos de diferentes gêneros.
*Emprego
da letra legível.
*Produção
de textos, segundo o princípio alfabético.
|
|
T/C
T/C
T/C
T/C
|
Eixo 5
Oralidade
|
5.1-Participar
das atividades em sala de aula, interagindo com os colegas e o professor.
5.2-Respeitar
a diversidade das formas de expressão oral manifestadas por colegas,
professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade
extraescolar.
5.4-Planejar
a fala em situações de linguagem
formal, isto é, a modalidade culta padrão.
|
*Relato
de experiências vividas.
*Leitura
em voz alta de textos com finalidade determinada.
*Debates.
*A
escrita como apoio em situações de fala planejada.
*Variantes
linguísticas.
*Utilização
das normas de emprego do padrão culto
como concordância verbal e nominal adequada.
|
|
T/C
T/C
T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário