terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA - FRAÇÕES

                                                                                  Texto: Emília e as Frações
Dona Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procurá-la.
__Que é que você quer rapaz?
__É que vim trazer para mercê um presente que o coronel mandou. São duas melancias.
__ Traga-as aqui! Disse dona Benta, Mas Narizinho e Pedrinho já haviam corrido na frente e vinham voltando com as duas melancias.
__Faca tia Anastácia! Gritou Emília. Faca bem amolada e uma bandeja, depressa.
__Quer que parta, Sinhá? – perguntou.
Dona Benta respondeu que sim, e com muita habilidade tia Anastácia picou a 1ª melancia em 8 fatias e a 2ª melancia em 4 fatias.
__Ótimo!  Esta  melancia veio mesmo ilustrar o que eu ia dizer:  Ela era um inteiro, tia Anastácia picou em pedaços ou frações.
__Se o pedaço de melancia é fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.
__ Pois fique sabendo que é! Disse o visconde. Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia é uma fração dessa unidade. Se a unidade ou a melancia for partida em dois pedaços IGUAIS, esse dois pedaços formam duas frações.

Responda as questões abaixo de acordo com o texto.

1) Se Visconde comer um pedaço da 1ª melancia que foi partida em 8 pedaços e mais 1 pedaço da 2ª melancia que foi partida em 4 pedaços,terá comido uma fração equivalente em relação as duas melancias de:
A) 1/8
B) 1/4
C) 3/4
D) 3/8

2) Se Dona Benta comer 2 pedaços da 1ª melancia que foi partida em 8pedaços e mais 1 pedaço da 2ª melancia que foi partida em 4 pedaços,terá comido uma fração equivalente em relação as duas melancias de:
A) 1/2
B) 1/4
C) 1/8
D) 2/5

3) Se Narizinho comer um pedaço da 1ª melancia que foi partida em 8 pedaços e mais 2 pedaços da 2ª melancia que foi partida em 4 pedaços,terá comido uma fração equivalente em relação as duas melancias de:
A) 3/8
B) 5/8
C)7/8
D) 1/2

4) Se Emilia comer 3 pedaços da 1ª melancia que foi partida em 8 pedaços e mais 3 pedaços da 2ª melancia que foi partida em 4 pedaços,terá comido uma fração equivalente a?












                                            Texto: Emília e as Frações

Dona Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procura-la.
__Que é que você quer rapaz?
__É que vim trazer para mercê um presente que o coronel mandou. São duas melancias.
__ Traga-as aqui! Disse dona Benta, Mas Narizinho e Pedrinho já haviam corrido na frente e vinham voltando com as duas melancias.
__Faca tia Anastácia! Gritou Emília. Faca bem amolada e uma bandeja, depressa.
__Quer que parta, Sinhá? – perguntou.
Dona Benta respondeu que sim, e com muita habilidade tia Anastácia picou a melancia em 8 fatias.
__Ótimo! Esta melancia veio mesmo ilustrar o que eu ia dizer: Ela era um inteiro, tia Anastácia picou em pedaços ou frações.
__Se o pedaço de melancia é fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.
__ Pois fique sabendo que é! Disse o Visconde. Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia é uma fração dessa unidade. Se a unidade ou a melancia for partida em dois pedaços IGUAIS, esses dois pedaços formam duas frações – DOIS MEIOS.
AGORA É COM VOCÊ!
a)Em quantos pedaços foram divididos a melancia?_____________________
b)Que fração representa os pedaços divididos?_________________________
c)Se Anastácia tivesse partido as 2 melancias, quantos pedaços seriam?______
d)Uma melancia inteira é um __________________________
e)Represente a melancia partida em dois pedaços iguais.




f) Juntando estes dois pedaços, forma-se o __________________

2) Responda e complete pelo desenho:






a)Em quantas partes o inteiro foi dividido?_______
b) Quantas partes foram coloridas?_____________
c) Qual é o numerador dessa fração?___________
d) Qual é o denominador?___________________
e) Escreva a fração: _____
f) Leitura da fração_______________________

                                    Chocolate em Pedaços

Mateus, Lucas e Pedro compraram barras de chocolate.
Mateus dividiu seu chocolate em nove partes.
Lucas dividiu o seu em seis e Pedro dividiu o dele em três partes.
Cada um comeu uma parte do seu chocolate.
Represente, colorindo nas barras o que as crianças comeram:



a) Quem comeu o pedaço maior?___________________
b) E o pedaço menor?___________________________
c) Quanto falta para Lucas comer a metade da barra de chocolate?______
d) Quanto falta para Pedro comer a barra inteira?___________________


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