domingo, 1 de março de 2015

PORTUGUÊS - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA INÍCIO DE ANO LETIVO TAL COMO FUTEBOL

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA INÍCIO DE ANO LETIVO
TAL COMO FUTEBOL

Não somos onze em campo, mas tal como futebol, jogo individual não rende. Pergunte ao Pelé se ele sozinho teria feito mais de mil gols. É preciso harmonia e compreensão entre todos que trabalham juntos, desde o técnico que é a professora, até os donos das várias posições que são os alunos. Se um está mais fraco, os outros devem ajudar. Com isso, o time se fortalece. Hoje há tanta coisa para ensinar e aprender que uma pessoa sozinha não dá conta. Quantos se ocupam de nós na escola? A diretora, as professoras, a supervisora e as serviçais. Cada qual com o seu papel, e todos importantes. Isso dentro da escola, porque fora dela há um verdadeiro exército, o exército da educação que luta para que as crianças aprendam cada vez melhor. É como se o Brasil fosse um grande estádio do Maracanã e todas as crianças estivessem jogando. Não vamos decepcionar tanta gente! Espere para ver quantos gols iremos marcar.

.                                                                                                                                    Autor desconhecido
ATIVIDADES

1. Para que as pessoas trabalhem juntas, o que é preciso haver?
2. Em que posição a professora se encontra, conforme o texto? E os alunos?
3. Copie do texto a passagem que mostra o que devemos fazer se um colega tiver com dificuldades.
4. "Jogo individual não rende" significa que:
(     ) sozinhos não conseguimos resultados.
(     ) é melhor trabalhar sozinho.
(     ) trabalhar em grupo dá confusão.
5- Qual é a comparação que está sendo feita neste texto?
......................................................................................................................
6- circule todos os nomes encontrados no texto.
7- Copie as ações que encontrar.
.....................................................................................................................
.....................................................................................................................
8- Há a presença de numerais destaque-o pintando.
9- Procure nomes escritos com letra maiúscula e copie.
....................................................................................................................
10- O texto possui características de alguns nomes, copie.
...................................................................................................................
...................................................................................................................
11- Faça um desenho representando o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário