Planejamento de Português - 1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
Eixos
Eixo 1 : Compreensão e valorização da cultura escrita.
Eixo 2 : Leitura
Eixo 3: conhecimentos ortográficos e linguístico.
Eixo 4: Produção escrita.
Eixo 5: Oralidade
|
Capacidades
1.1
– Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos
de produção e circulação e em diferentes usos e funções. Modos de produção –
essa expressão diz respeito às formas como os textos se constroem e se
apresentam nos meios sociais (gêneros textuais). Modos de circulação – essa
expressão se refere aos meios, isto é, suportes através dos quais os tetos circulam na sociedade.
1.3– Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
1.4 – Desenvolver capacidades necessárias para o uso da
escrita no contexto escolar.
1.5 – Desenvolver capacidades necessárias para uso da
escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
2.2 – Identificar diferentes gêneros textuais,
considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas
características lingüístico-discursivas. (Vocabulário, nível de linguagem,
emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos
conectores, entre outros).
2.3 – Antecipar conteúdos de tetos a serem lidos a partir
do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de
conhecimentos prévios sobre o tema.
2.7 – Compreender globalmente os textos lidos,
identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas
e de inferir informações implícitas, interrelacionando essas informações no
processo de compreensão.
2.12 – identificar efeitos de ironia ou humor em textos
variados.
2.20- – Ler oralmente com fluência e expressividade. (com
ritmo, entonação adequada).
3.1/3.2 – Identificar as letras, reconhecendo visual e
graficamente as de traçado semelhante.
3.4 – Dominar a grafia de palavras que podem ter, na
escrita, a interferência das características da fala, isto é, não se escreve
como se fala, por exemplo, falam-se denti, mininu, tumati, escrevem-se dente,
menino, tomate.
3.9 – Usar o dicionário para sanar duvida quanto à grafia
das palavras.
3.10 – Conhecer os usos da pontuação de final de frases e
de sinalização de diálogos.
4.2 - Produzir textos escritos de gêneros diversos,
considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas
características linguísticas e discursivas.
4.6 – Organizar os próprios textos segundo os padrões de
composição usados na sociedade, isto é, segundo os moldes de gêneros textuais
que existem e circulam no meio social.
4.11 – Produzir resumos pertinentes dos textos lidos, isto
é, sendo fiel ao tema do texto.
5.1 – Participar das atividades cotidianas em sala de
aula; interagindo com os colegas e o professor. Escutando com atenção e
compreensão. Respondendo às questões propostas pelo professor.
Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o
professor.
5.6 – Produzir textos orais, de diferentes gêneros
(história, caso, piada, rap, aviso, exposição de trabalho escolar, etc.)
|
Conteúdos
Diferentes
gêneros e suportes de textos escritos: bancas, livrarias, bibliotecas, etc.
Exploração
de materiais escritos, do dinheiro ao vale transporte, da bula de remédio à
receita de bolo, a notícia à lista de compras,
Os
livros didáticos, livros de literatura, dicionários, enciclopédias, os
próprios materiais de uso do aluno (lápis, borracha, cadernos, agendas) os
computadores, os instrumentos de vídeo, entre outros.
Compreensão
e o emprego dos diversos gêneros textuais (revistas, jornais, outdoors,
embalagens, entre outros)
, Anedotas, charges, tiras, propagandas, textos
informativos, cartas de leitor, relatos de experiências, entrevistas,
tabelas, diagramas, textos mistos, verbais e não verbais, entre outros..
Criar
expectativas para leitura, questionamento de onde vem o texto, se vem de
jornal, revista, folheto, se acompanha um produto, um remédio; quanto ao
formato, se parece com algum texto já lido, de que assunto deve tratar, para
que e para quem foi escrito, o autor, a editora, o suporte de onde foi
extraído.
Ler
com compreensão linear para supor o que está escrito e saber, ao final da
leitura, se texto narrativo, o que acontece, onde, quando, quem fez o que,
com quem, como e por quê. Se o texto for argumentativo, souber de que fala o
texto, que ideias defendem que argumentos utilizam para convencer o leitor, a
que conclusões chegam
Compreender
a ironia ou humor presente no texto:
quadrinhos, anedotas, charges, tirinhas.
Leitura
expressiva de poemas, textos teatrais, participação em jograis, etc.
.
Trabalhar fonema e grafema. Emprego de letras maiúsculas
em início de frases e parágrafos, nomes próprios,
Reconhecimento da diferença entre a fala e a escrita.
Domínio da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.
Emprego do dicionário.
Dominar o emprego
da pontuação e da acentuação gráfica ao redigir palavras, frases, legendas,
textos, fazendo a concordância correta.
Reproduzir textos de diferentes gêneros, lidos e ou
ouvidos,empregando letra legível.
Organização e estruturação dos textos conforme as
características do gênero escolhido.
Realizar inferências utilizando informações implícitas e
explícitas, fazendo o uso correto da pontuação e da grafia.
Debate espontâneo: escuta organizada e apresentação de
argumentos: opinião e comentário.
Produção de textos orais de vários gêneros.
|
Apostila
60 liçõesg
Tipos
de textos: outdoor, projetos, textos literários,informativos, poesias,
bilhetes, convites, cartazes, diário, ficha técnica e gráficos.
Suportes:
jornais, revistas, panfletos, dicionários, catálogo telefônico, livro
didático ( Porta Aberta)
Unidades:
1, 2,3 e 4.
|
Planejamento de Matemática
- 1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS
1 – Espaço forma
2 – Grandezas e medidas.
3 – Números e operações.
Álgebra e funções.
4 – Tratamento da
informação.
|
CAPACIDADES
1.2 – Representar a posição
de uma pessoa
ou objeto utilizando malhas
quadriculadas.
1.4 – Representar o espaço
por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
1.5 – Identificar e
conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
1.6 – Identificar
triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo,
losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos,
concorrentes, perpendiculares).
1.7 – Identificar e
conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e
lados.
2.1 – Comparar grandezas de
massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de
medidas não convencionais ou convencionais.
2.3 – Estabelecer relações
entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora/minuto, minuto/segundo,
dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo
cronológico em situações do cotidiano.
2.4 – Reconhecer e interpretar
datas e horas em relógio analógico e digital.
3.1 – Relacionar a historia
da matemática na construção o conceito
de numero e sua importância no contexto social.
3.2 – Reconhecer o
agrupamento em base 10 e sua relação com o sistema de numeração decimal:
ordens, classes e valor posicional, construindo terminologias a partir da
compreensão do significado dos mesmos.
3.4 – Escrever, comparar e
ordenar números naturais de qualquer grandeza.
3.5 – Localizar na reta
numérica a posição de números naturais.
3.6 – Utilizar estratégias
pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo
adição, subtração, multiplicação, divisão.
3.9- Estabelecer trocas
entre cédulas e moedas es situações envolvendo valores monetários por meio de
preços, trocos e orçamentos.
3.12 – Analisar e resolver
situações-problema como o uso de números racionais.
4.1 – Coletar, organizar e
registrar dados e informações.
4.2- Ler e interpretar
informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas,
tabelas, mapas, gráficos e em situações-problema.
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
· Utilização de malha
quadriculada para representar no plano a posição de uma pessoa.
· Construção e interpretação de maquetes,
croquis e outras representações gráficas.
· Retas e segmentos de
reta.
· Relações de paralelismo e
perpendicularismo.
· Figuras planas.
· Quadriláteros: quadrado,
retângulo, losango, paralelogramo.
· Triângulos.
· Sólidos geométricos:
- classificação;
- elementos de um poliedro;
- propriedades comuns e
diferenças;
- planificação (composição
e decomposição) de figuras tridimensionais (cubos e paralelepípedos):
construção de sólidos e embalagens.
· Utilização dos
instrumentos de medidas presentes no cotidiano: régua, terna, fita métrica, ,
metro, balança, recipientes graduados (para comparar quantidade de líquido),
termômetro, velocímetro, relógios e cronômetros.
· Situações envolvendo
unidades de tempo: hora, minuto, dia,
semana, mês, ano.
· utilização de
instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário.
∙ História da matemática (hindus, arábicos, romanos, outras).
∙ Agrupamento em base 10:
ordens, classes e valor posicional.
∙ Escrita, leitura,
comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das
características do sistema de numeração decimal.
∙ Representação e
localização de números naturais na reta numérica.
∙ Adição e subtração,
multiplicação e divisão com números naturais:
- composição e decomposição
de números por parcelas, fatores, ordens e classes;
- compreensão das quatro
operações e seus significados;
- propriedades das
operações;
- cálculos aproximados;
- Resolução de
situações-problema envolvendo as quatro operações (adição, subtração,
multiplicação e divisão);
- Expressões numéricas com
os números naturais.
∙ Pesquisa de campo
(observações, questionários, levantamentos, medições).
∙ Pesquisa e interpretação
de dados.
∙ Seleção e organização dos
dados em tabelas simples.
|
|
Livro didático Porta aberta
Unidade 1, págs. 9 a 22.
Pesquisar outros suportes.
Livro didático Porta aberta
Unidade 8 , págs. 185 a 199.
Pesquisar outros suportes.
Livro didático Porta aberta
Unidade 2, págs.23 a 33
Unidade 2, págs. 34 a 63.
Unidade 4, págs. 64 a 103
Pesquisar outros suportes.
Obs. Se não concluídas as unidades citadas, deverão ter
continuidade no próximo planejamento
( segundo bimestre).
|
.
Planejamento de História
- 1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS
1 – Temporalidade
histórica.
4 – Ocupação do território
brasileiro.
.
.
5- O Brasil colonial
|
CAPACIDADES
1.1 – Diferenciar os períodos de tempo relativos a dia,
semana, mês, ano.
1.2 – Apropriar-se de
alguns instrumentos de marcação e datação do tempo e iniciar a sistematização
de conceitos, tais como passado/presente/futuro, sucessão/simultaneidade,
mudanças, permanências, diferenças/semelhanças.
1.3 – Compor um calendário
anual.
1.5- Comparar
acontecimentos tendo como referência os conceitos de anterioridade r simultaneidade.
1.7- Perceber as diferenças
entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições (família, escola,
igreja, fábrica e comunidade) e o
tempo histórico mais amplos (épocas e séculos).
4.1 – Identificar as
grandes navegações e as descobertas como marcos importantes na criação do
mundo moderno.
4.2 – Compreender o
contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas. Desenvolver
atitudes favoráveis à valorização do patrimônio artístico e cultural mineiro.
4.3 – Descrever a chegada
dos portugueses ao Brasil.
4.5 – Identificar quem eram
e como viviam os primeiros habitantes do Brasil.
4.6- Perceber e valorizar a
diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
4.7- Compreender a
contribuição de diferentes povos para a formação do povo brasileiro.
4.8- Confrontar hábitos do
cotidiano dos antepassados dos índios aos hábitos dos índios da atualidade.
4.9- Compreender as
relações estabelecidas entre os grupos indígenas e os portugueses
colonizadores das terras brasileiras.
4.10- Ler e interpretar
mapas do Brasil que mostram a distribuição dos povos indígenas na atualidade.
4.12- Comparar a situação
do indígena e do negro na sociedade brasileira em diversas épocas da nossa
história.
5.1- Compreender o contexto
de transferência da família real para o Brasil.
|
CONTEÚDOS
Unidades 1 e 2
Livro Porta Aberta
Páginas: 6 a 40
· Noções de cronologia.
· Noções básicas de
marcação do tempo.
· Textos variados.
Índio;
Quaresma;
Páscoa;
Dia da escola;
Discriminação racial;
.
Descobrimento do Brasil.
Unidade 1
Livro Porta Aberta
Unidade 2
Livro Porta Aberta
Moradia, alimentação,
relação com a natureza, o trabalho, forma de se vestir...
Unidade2
Livro Porta Aberta
Texto informativo e/ou
pesquisa.
Os portugueses descobrem
novas terras.
Livro Porta Aberta
|
|
|
Planejamento de Geografia - 1º
Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS
1 – Linguagem, cartografia
e escala.
2- O ambiente em que vivemos. Campo e cidade.
Espaço rural e cidade.
3 – A natureza e sua
dinâmica.
4 – As regiões do Brasil.
.5- O planeta Terra
|
CAPACIDADES
1.1 – Ler, interpretar e
representar o espaço usando mapas, atlas e o globo terrestre.
1.2 – Ler e compreender
informações expressas linguagem cartográfica e em outras formas de
representação de espaço, como fotografias aéreas, plantas, maquete entre
outras.
1.3 – Descrever lugares de
sua escola, casa, quarteirão, bairro, cidade, município a partir da
representação em mapas, utilizando-se da legenda.
1.4 – Compreender
informações a partir de fontes variadas como notícias de jornal, filmes,
entrevistas, obras literárias, musicas, etc.
2.22 – Conhecer aspectos da
população brasileira e como ela se distribui no território.
3.1 – Reconhecer elementos
da natureza a partir da observação do seu retorno, das gravuras e de outros
recursos.
3.2 – Identificar as
principais formas de relevo da superfície terrestre.
3.3 – Compreender que o
relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos.
3.4 – Identificar as
características do relevo brasileiro.
3.5- Reconhecer as partes de um rio e entender a
sua morfologia (estudo de sua forma)
.
3.6-Identificar os
diferentes usos das águas dos rios.
3.7- Discutir a importância
da preservação dos cursos da água.
4.1 – Conhecer os aspectos
da população brasileira e como ela se distribui no território.
4.2 – Identificar a
população urbana e a rural do Brasil.
4.3 – Perceber a evolução
da população urbana e a diminuição da população rural do país.
5.1- Conhecer algumas
características do planeta Terra.
|
CONTEÚDOS
Unidade 3
· Textos variados
· Livro adotado paginas
· O Brasil e sua
representação.
· Livro didático adotado
páginas
∙ Aspectos físicos e
vegetação do Brasil.
· Livro adotado páginas
|
|
|
Planejamento de Ciências - 1º
Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS
1 – Vida e ambiente.
2 – Ser humano e saúde.
3 – Terra e universo.
4 – Tecnologia e sociedade.
|
CAPACIDADES
1.1- Estados físicos da
água
1.2 – Comparar diferentes
misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la
como solvente.
1.3 – Identificar os
processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos
domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro relacionando-os
com as condições necessárias à preservação da saúde.
1.4 – Compreender a
importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a
promoção e manutenção da saúde.
1.5 – Reconhecer a
importância da água na natureza como bem finita (preservação).
2.5 – Identificar limites e
potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante, mas não
igual aos demais para desenvolver auto-estima e cuidado consigo próprio.
2. 7 – Reconhecer a
alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção
social, o laser e repouso adequados como conjunto de atitudes e interações
com o meio de que depende o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a
saúde do ser humano.
2.8 – Compreender que a
saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural,
identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio
em que se vive.
3.1 – Reconhecer as teorias
que tentam explicar a origem do universo o pensamento e as crenças do homem
de diversos momentos da história da humanidade.
3.2 – Compreender o que são
corpos celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a
expansão permanente do universo e de seus componentes.
3.3 – Identificar galáxias,
estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.
4.1 – Comparar e
classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas
características e sua utilização.
4.2 - Comparar e
classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu
funcionamento à utilização de energia.
4.3 – Reconhecer e nomear
fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de
suas transformações.
4.4 – Relacionar algumas
atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de
eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes
formas de energia.
|
CONTEÚDOS
Unidade 2
∙ A distribuição da água
doce no planeta.
∙ Água que bebemos.
Visita a COPASA
∙ Textos variados.
∙ Livro adotado páginas
∙ Projeto dengue.
∙ Dia da saúde.
∙ Cuidados com o corpo.
∙ Textos variados.
∙ Origem do universo.
∙ Livro adotado páginas
∙ Textos variados.
∙ As grandes invenções.
∙ Textos variados.
∙ Livro adotado páginas
|
|
|
Planejamento de Educação
Religiosa - 1º Bimestre - 5°Ano – 2015.
Professoras:
TEMAS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
|
5°
|
Tema 1
|
O educando continua a questionar sobre o
seu ser-aqui-agora.
|
*Quaresma
*Páscoa
*Quem sou eu?
*Com
quem convivo?
*Como convivo?
*Por quê?
*Dinâmicas.
*Textos reflexivos.
|
|
I/T/C
|
Tema 2
|
Sou alguém identificado e reconhecido como ser humano
|
*Como alguém, identifico o outro e o
reconheço como meu semelhante.
*Dinâmicas.
*Textos reflexivos.
|
|
I/T/C
|
Tema 3
|
O outro é alguém semelhante a mim, mas ao
mesmo tempo distinto.
|
*Entre mim e o outro há distinção em
diversas maneiras.
*Respeito, valorização e reconhecimento
entre as pessoas.
*Dinâmicas.
*Textos reflexivos.
|
|
I/T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário