domingo, 8 de março de 2015

Planejamentos (todas as matérias) - 1º Bimestre - 5°Ano - 2015.

Planejamento de Português  - 1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
Eixos










Eixo 1 : Compreensão e valorização da cultura escrita.


















Eixo 2 : Leitura
































Eixo 3: conhecimentos ortográficos e linguístico.




















Eixo 4: Produção escrita.

















Eixo 5: Oralidade
Capacidades

1.1              – Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções. Modos de produção – essa expressão diz respeito às formas como os textos se constroem e se apresentam nos meios sociais (gêneros textuais). Modos de circulação – essa expressão se refere aos meios, isto é, suportes através dos quais os  tetos circulam na sociedade.

1.3– Conhecer os usos e funções sociais da escrita.

1.4 – Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.

1.5 – Desenvolver capacidades necessárias para uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.

2.2 – Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (Vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre outros).

2.3 – Antecipar conteúdos de tetos a serem lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema.
2.7 – Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas, interrelacionando essas informações no processo de compreensão.

2.12 – identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

2.20- – Ler oralmente com fluência e expressividade. (com ritmo, entonação adequada).

3.1/3.2 – Identificar as letras, reconhecendo visual e graficamente as de traçado semelhante.

3.4 – Dominar a grafia de palavras que podem ter, na escrita, a interferência das características da fala, isto é, não se escreve como se fala, por exemplo, falam-se denti, mininu, tumati, escrevem-se dente, menino, tomate.

3.9 – Usar o dicionário para sanar duvida quanto à grafia das palavras.

3.10 – Conhecer os usos da pontuação de final de frases e de sinalização de diálogos.


4.2 - Produzir textos escritos de gêneros diversos, considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas características linguísticas e discursivas.

4.6 – Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usados na sociedade, isto é, segundo os moldes de gêneros textuais que existem e circulam no meio social.



4.11 – Produzir resumos pertinentes dos textos lidos, isto é, sendo fiel ao tema do texto.

5.1 – Participar das atividades cotidianas em sala de aula; interagindo com os colegas e o professor. Escutando com atenção e compreensão. Respondendo às questões propostas pelo professor.
Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.

5.6 – Produzir textos orais, de diferentes gêneros (história, caso, piada, rap, aviso, exposição de trabalho escolar, etc.)





Conteúdos

Diferentes gêneros e suportes de textos escritos: bancas, livrarias, bibliotecas,  etc.











Exploração de materiais escritos, do dinheiro ao vale transporte, da bula de remédio à receita de bolo, a notícia à lista de compras,

Os livros didáticos, livros de literatura, dicionários, enciclopédias, os próprios materiais de uso do aluno (lápis, borracha, cadernos, agendas) os computadores, os instrumentos de vídeo, entre outros.


Compreensão e o emprego dos diversos gêneros textuais (revistas, jornais, outdoors, embalagens, entre outros)

, Anedotas, charges, tiras, propagandas, textos informativos, cartas de leitor, relatos de experiências, entrevistas, tabelas, diagramas, textos mistos, verbais e não verbais,  entre outros..


Criar expectativas para leitura, questionamento de onde vem o texto, se vem de jornal, revista, folheto, se acompanha um produto, um remédio; quanto ao formato, se parece com algum texto já lido, de que assunto deve tratar, para que e para quem foi escrito, o autor, a editora, o suporte de onde foi extraído.


Ler com compreensão linear para supor o que está escrito e saber, ao final da leitura, se texto narrativo, o que acontece, onde, quando, quem fez o que, com quem, como e por quê. Se o texto for argumentativo, souber de que fala o texto, que ideias defendem que argumentos utilizam para convencer o leitor, a que conclusões chegam



Compreender a ironia ou humor presente no texto:  quadrinhos, anedotas, charges, tirinhas.


Leitura expressiva de poemas, textos teatrais, participação em jograis, etc.

.

Trabalhar fonema e grafema. Emprego de letras maiúsculas em início de frases e parágrafos, nomes próprios,

Reconhecimento da diferença entre a fala e a escrita. Domínio da grafia de palavras que sofrem interferência da fala.



Emprego do dicionário.


 Dominar o emprego da pontuação e da acentuação gráfica ao redigir palavras, frases, legendas, textos, fazendo a concordância correta.


Reproduzir textos de diferentes gêneros, lidos e ou ouvidos,empregando letra legível.



Organização e estruturação dos textos conforme as características do gênero escolhido.



Realizar inferências utilizando informações implícitas e explícitas, fazendo o uso correto da pontuação e da grafia.






Debate espontâneo: escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário.





Produção de textos orais de vários gêneros.

Apostila 60 liçõesg


Tipos de textos: outdoor, projetos, textos literários,informativos, poesias, bilhetes, convites, cartazes, diário, ficha técnica e gráficos.









Suportes: jornais, revistas, panfletos, dicionários, catálogo telefônico, livro didático ( Porta Aberta)
Unidades: 1, 2,3 e 4.






Planejamento de Matemática -  1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS
1 – Espaço forma




























2 – Grandezas e medidas.





















3 – Números e operações. Álgebra e funções.







































4 – Tratamento da informação.
CAPACIDADES
1.2 – Representar a posição de uma pessoa
ou objeto utilizando malhas quadriculadas.

1.4 – Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

1.5 – Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.

1.6 – Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

1.7 – Identificar e conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e lados.

2.1 – Comparar grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de medidas não convencionais ou convencionais.

2.3 – Estabelecer relações entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora/minuto, minuto/segundo, dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano. 

2.4 – Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.

3.1 – Relacionar a historia da matemática na construção  o conceito de numero e sua importância no contexto social.

3.2 – Reconhecer o agrupamento em base 10 e sua relação com o sistema de numeração decimal: ordens, classes e valor posicional, construindo terminologias a partir da compreensão do significado dos mesmos.

3.4 – Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

3.5 – Localizar na reta numérica a posição de números naturais.

3.6 – Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.

3.9- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas es situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos e orçamentos.

3.12 – Analisar e resolver situações-problema como o uso de números racionais.

4.1 – Coletar, organizar e registrar dados e informações.

4.2- Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas, gráficos e em situações-problema.
CONTEÚDOS/CONCEITOS
· Utilização de malha quadriculada para representar no plano a posição de uma pessoa.


 · Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

· Retas e segmentos de reta.
· Relações de paralelismo e perpendicularismo.

· Figuras planas.
· Quadriláteros: quadrado, retângulo, losango, paralelogramo.
· Triângulos.



· Sólidos geométricos:
- classificação;
- elementos de um poliedro;
- propriedades comuns e diferenças;
- planificação (composição e decomposição) de figuras tridimensionais (cubos e paralelepípedos): construção de sólidos e embalagens.

· Utilização dos instrumentos de medidas presentes no cotidiano: régua, terna, fita métrica, , metro, balança, recipientes graduados (para comparar quantidade de líquido), termômetro, velocímetro, relógios e cronômetros.

· Situações envolvendo unidades de tempo:  hora, minuto, dia, semana, mês, ano.
· utilização de instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário.


 ∙ História da matemática (hindus,  arábicos, romanos, outras).                                 


∙ Agrupamento em base 10: ordens, classes e valor posicional.





∙ Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

∙ Representação e localização de números naturais na reta numérica.
∙ Adição e subtração, multiplicação e divisão com números naturais:
- composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes;
- compreensão das quatro operações e seus significados;
- propriedades das operações;
- cálculos aproximados;
- Resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão);
- Expressões numéricas com os números naturais.








∙ Pesquisa de campo (observações, questionários, levantamentos, medições).
∙ Pesquisa e interpretação de dados.
∙ Seleção e organização dos dados em tabelas simples.



Livro didático Porta aberta
Unidade 1, págs. 9 a 22.

Pesquisar outros suportes.


















Livro didático Porta aberta
Unidade 8 , págs. 185 a 199.

Pesquisar outros suportes.




















Livro didático Porta aberta
Unidade 2, págs.23 a 33
Unidade 2, págs. 34 a 63.
Unidade 4, págs. 64 a 103


Pesquisar outros suportes.
































Obs. Se não concluídas as unidades citadas, deverão ter continuidade no próximo planejamento
( segundo bimestre).



.
















Planejamento de História -  1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS

1 – Temporalidade histórica.































4 – Ocupação do território brasileiro.


















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5- O Brasil colonial
CAPACIDADES

1.1  – Diferenciar os períodos de tempo relativos a dia, semana, mês, ano.

1.2 – Apropriar-se de alguns instrumentos de marcação e datação do tempo e iniciar a sistematização de conceitos, tais como passado/presente/futuro, sucessão/simultaneidade, mudanças, permanências, diferenças/semelhanças.

1.3 – Compor um calendário anual.

1.5- Comparar acontecimentos tendo como referência os conceitos de anterioridade r simultaneidade.

1.7- Perceber as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições (família, escola, igreja, fábrica  e comunidade) e o tempo histórico mais amplos (épocas e séculos).

4.1 – Identificar as grandes navegações e as descobertas como marcos importantes na criação do mundo moderno.
4.2 – Compreender o contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas. Desenvolver atitudes favoráveis à valorização do patrimônio artístico e cultural mineiro.

4.3 – Descrever a chegada dos portugueses ao Brasil.

4.5 – Identificar quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil.

4.6- Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.

4.7- Compreender a contribuição de diferentes povos para a formação do povo brasileiro.

4.8- Confrontar hábitos do cotidiano dos antepassados dos índios aos hábitos dos índios da atualidade.

4.9- Compreender as relações estabelecidas entre os grupos indígenas e os portugueses colonizadores das terras brasileiras.

4.10- Ler e interpretar mapas do Brasil que mostram a distribuição dos povos indígenas na atualidade.


4.12- Comparar a situação do indígena e do negro na sociedade brasileira em diversas épocas da nossa história.

5.1- Compreender o contexto de transferência da família real para o Brasil.







CONTEÚDOS

Unidades 1 e 2
Livro Porta Aberta
Páginas: 6 a 40

· Noções de cronologia.

· Noções básicas de marcação do tempo.





· Textos variados.
Índio;
Quaresma;
Páscoa;
Dia da escola;
Discriminação racial;
.






























Descobrimento do Brasil.







Unidade 1
Livro Porta Aberta



Unidade 2
Livro Porta Aberta




Moradia, alimentação, relação com a natureza, o trabalho, forma de se vestir...







Unidade2
Livro Porta Aberta




Texto informativo e/ou pesquisa.



Os portugueses descobrem novas terras.
Livro Porta Aberta





































Planejamento de Geografia  -  1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS

1 – Linguagem, cartografia e escala.




























2-  O ambiente em que vivemos. Campo e cidade. Espaço rural e cidade.


3 – A natureza e sua dinâmica.


































4 – As regiões do Brasil.












.5- O planeta Terra
CAPACIDADES

1.1 – Ler, interpretar e representar o espaço usando mapas, atlas e o globo terrestre.

1.2 – Ler e compreender informações expressas linguagem cartográfica e em outras formas de representação de espaço, como fotografias aéreas, plantas, maquete entre outras.

1.3 – Descrever lugares de sua escola, casa, quarteirão, bairro, cidade, município a partir da representação em mapas, utilizando-se da legenda.

1.4 – Compreender informações a partir de fontes variadas como notícias de jornal, filmes, entrevistas, obras literárias, musicas, etc.

2.22 – Conhecer aspectos da população brasileira e como ela se distribui no território.




3.1 – Reconhecer elementos da natureza a partir da observação do seu retorno, das gravuras e de outros recursos.

3.2 – Identificar as principais formas de relevo da superfície terrestre.

3.3 – Compreender que o relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos.

3.4 – Identificar as características do relevo brasileiro.

3.5-  Reconhecer as partes de um rio e entender a sua morfologia (estudo de sua forma)
.
3.6-Identificar os diferentes usos das águas dos rios.

3.7- Discutir a importância da preservação dos cursos da água.

4.1 – Conhecer os aspectos da população brasileira e como ela se distribui no território.
4.2 – Identificar a população urbana e a rural do Brasil.

4.3 – Perceber a evolução da população urbana e a diminuição da população rural do país.


5.1- Conhecer algumas características do planeta Terra.
CONTEÚDOS

Unidade 3



· Textos variados


· Livro adotado paginas 18 a 22.































· O Brasil e sua representação.
· Livro didático adotado páginas 09 a 17.

∙ Aspectos físicos e vegetação do Brasil.




· Livro adotado páginas 117 a 122.








































































Planejamento de Ciências  -  1º Bimestre - 5°Ano - 2015.
Professoras:
EIXOS

1 – Vida e ambiente.































2 – Ser humano e saúde.



































3 – Terra e universo.















4 – Tecnologia e sociedade.
CAPACIDADES

1.1- Estados físicos da água

1.2 – Comparar diferentes misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la como solvente.

1.3 – Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro relacionando-os com as condições necessárias à preservação da saúde.

1.4 – Compreender a importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção e manutenção da saúde.

1.5 – Reconhecer a importância da água na natureza como bem finita (preservação).

2.5 – Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante, mas não igual aos demais para desenvolver auto-estima e cuidado consigo próprio.

2. 7 – Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção social, o laser e repouso adequados como conjunto de atitudes e interações com o meio de que depende o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a saúde do ser humano.

2.8 – Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que se vive.

3.1 – Reconhecer as teorias que tentam explicar a origem do universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade.

3.2 – Compreender o que são corpos celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão permanente do universo e de seus componentes.

3.3 – Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.

4.1 – Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas características e sua utilização.

4.2 - Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia.

4.3 – Reconhecer e nomear fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.

4.4 – Relacionar algumas atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia.
CONTEÚDOS
Unidade 2

∙ A distribuição da água doce no planeta.

∙ Água que bebemos.

Visita a COPASA









∙ Textos variados.






∙ Livro adotado páginas 25 a 40.



∙ Projeto dengue.







∙ Dia da saúde.
∙ Cuidados com o corpo.









∙ Textos variados.








∙ Origem do universo.







∙ Livro adotado páginas 8 a 9.






∙ Textos variados.



∙ As grandes invenções.





∙ Textos variados.





∙ Livro adotado páginas 142 a 149.





















Planejamento de Educação Religiosa  - 1º Bimestre - 5°Ano – 2015.                              
Professoras:

TEMAS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS




Tema 1


O educando continua a questionar sobre o seu ser-aqui-agora.
*Quaresma
*Páscoa

*Quem sou eu?

*Com quem convivo?

*Como convivo?

*Por quê?

*Dinâmicas.

*Textos reflexivos.

I/T/C
Tema 2
Sou alguém identificado  e reconhecido como ser humano
*Como alguém, identifico o outro e o reconheço como meu semelhante.

*Dinâmicas.

*Textos reflexivos.

I/T/C
Tema 3
O outro é alguém semelhante a mim, mas ao mesmo tempo distinto.
*Entre mim e o outro há distinção em diversas maneiras.

*Respeito, valorização e reconhecimento entre as pessoas.

*Dinâmicas.

*Textos reflexivos.

I/T/C


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