LÍNGUA
PORTUGUESA – 1º BIMESTRE – 1º ANO
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LEITURA
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ORALIDADE
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ANÁLISA LINGUÍSTICA
Apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética (SEA).
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• Reconhcer a sequência convencional das letras do
alfabeto.
• Compreender diferenças entre o sistema de escrita e
outras formas de representação, como distinções entre o sistema de escrita
alfabética, sinais gráficos e outros sistemas de representação gráfica
(asteriscos, sinais matemáticos, sinais de trânsito, etc...).
• Orientação e alinhamento.
• Delimitação de palavras (espaços em branco).
• Regras de alinhamento e direção da escrita: de cima para
baixo e da esquerda para a direita.
• Conhecer o alfabeto (identificação das letras e
reconhecimento da ordem alfabética).
• Reconhecimento dos diversos tipos de letras (quatro tipos
de letras).
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• Expressar oralmente as idéias, ouvir com atenção e
respeito o ponto de vista dos colegas.
• Apropriar-se progressivamente de novas palavras,
ampliado seu vocabulário.
• Atender solicitações de mensagens orais.
• Regras e convivência.
• Respeito mútuo.
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• Escrever o próprio nome (ficha, letra de forma).
• Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita (sem
apoio de modelos, sem situações mais livres, por exemplo, auto ditado,
ditado, listas, etc..., fazendo a classificação do nível da escrita do aluno:
PRÉ-SILÁBICA, SILÁBICA, ALFABÉTICA.
• Ler e compreender palavras (seguindo a ordem do alfabeto).
• Identificar a família silábica e valor sonoro das letras
(B, C, D), consciência cronológica.
• Identificar as vogais e encontros vocálicos.
• Identificar gêneros textuais: convite, bilhete, rótulos
e embalagens.
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ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
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•
Livro Didático – Português
•
Guia do Alfabetizador (1º ano – 1º bimestre)
•
Jogos do CEEL.
•
Alfabeto móvel (jogos)
•
Livros o Pacto (seqüência didática, gêneros textuais).
•
Projeto de Leitura (Vamos brincar de reinventar histórias).
•
Livro – Alfabetização (Um processo em construção – Maria de Fátima Russo –
Editora Saraiva).
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MATEMÁTICA – 1º
BIMESTRE
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NÚMERO E OPERAÇÕES
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ESPAÇO E FORMA
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GRANDEZAS E MEDIDAS
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TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
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• Representar, contar, ler e registrar os números até 10.
• Correspondência biunívoca.
• Seqüência oral e numérica.
• Ordem crescente / decrescente
• Antecessor / sucessor.
• Agrupar e relacionas as quantidades em dezenas e
unidades.
• Identificar e registrar idéias de adição e subtração
através de materiais concretos e situações problemas.
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• Identificar e comparar padrões (blocos lógicos);
tamanho, forma, espessura e cor (quadrado, círculo, triângulo, retângulo).
• Perceber o próprio corpo através de desenhos (sala de
aula, recreio, casa).
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• Mais alto / mais baixo / embaixo / em cima / atrás / na
frente / dentro /fora / perto /longe / mais pesado / mais leve / liso /áspero
/ fino grosso / estreito / largo / posição diferente / maior / menor / mais /
menos / nenhum / esquerda / direita.
• Identificar os dias da semana.
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• Coletar, organizar e registrar dados e informações
através de gráficos, tabelas (aniversariantes, semana, como você vem para a
escola, quem traz você para a escola, etc...), lendo e interpretando,
registrando.
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ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
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•
Livro Didático.
•
Jogos na Alfabetização Matemática.
•
Livros do Pacto (todos).
•
Tapetinho.
•
Material dourado.
•
Q. P.
•
Tampinhas.
•
Palitos de picolé e outros.
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CIÊNCIAS
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AMBIENTE
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SER HUMANO E SAÚDE
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RECURSOS
TECNÓLOGICOS
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•
Identificar semelhanças e diferenças de seres humanos.
•
Conhecer os animais (cobertura do corpo, locomoção, como nascem, onde vivem).
•
Diferenciar animais domésticos e animais silvestres).
•
Preservar o meio ambiente (Projeto Água).
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•
Reconhecer a necessidade da higiene corporal para preservar a saúde.
•
Relacionar a limpeza do ambiente à preservação da saúde.
• Identificar
partes do corpo humano.
•
Identificar as próprias características físicas, reconhecendo que cada ser
humano é único e diferente de todos os outros.
•
Reconhecer a importância da água potável para a saúde.
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•
Reconhecer a tecnologia aplicada ao cultivo do solo (trator, arado, etc...).
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ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
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• Textos
variados ou atividades (livros diversos, pesquisas, Internet), que envolvam
os conteúdos a serem trabalhados.
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GEOGRAFIA – 1º
BIMESTRE
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RELAÇÕES SOCIAIS
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CARTOGRAFA
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NATUREZA
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•
Reconhecer a identidade pessoal e coletiva.
•
Identificar diferenças e semelhanças entre os colegas.
•
Construir valores e atitudes que propiciem o zelo pelos bens comuns.
•
Identificar o lugar onde mora.
•
Reconhecer a importância da habitação como um espaço nosso e da família.
•
Relacionar os vários tipos de moradia e culturas e grupos diversos.
•
Reconhecer as diferentes moradias e os materiais utilizados para sua
construção.
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•
Identificar a posição de diferentes objetos quanto à horizontalidade,
verticalidade e obliqüidade.
• Reconhecer
a distribuição espacial da casa e seus elementos.
• Demonstrar
através de desenhos, alguns objetos da casa a partir de vários ângulos.
• Ler
o próprio desenho e dos colegas.
•
Interpretar agendas, símbolos e cores.
•
Construir legendas para o desenho representado.
•
Demonstrar, com desenho, a casa.
•
Descrever o itinerário de locomoção de um lugar a outro dentro de casa.
•
Identificar a funcionalidade dos cômodos da casa.
•
Identificar limites entre os cômodos da casa e desta com os vizinhos.
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• Identificar
o que é natureza e compreender que o ser humano faz parte dela.
•
Distinguir paisagem natural de paisagem cultural.
•
Identificar a importância da natureza e sua preservação para o grupo humano.
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ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
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•
OBS: Todas as capacidades planejadas para serem trabalhadas durante o 1º
bimestre deverão ser introduzidas, trabalhadas e retomadas. Se sentirem
necessidade que o aluno precisa ser trabalhado com capacidades não
consolidadas o 1º bimestre, nada impede de ser replanejado para o 2º
bimestre, para que todos os alunos tenham seus direitos garantidos. Diante de
todo trabalho realizado, mesmo assim, o “aluno” não desenvolveu, façam o PIP,
registrando.
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HISTÓRIA
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•
Construir noção de temporalidade a partir de hábitos/noções (diárias,
semanais, mensais, anuais).
•
Relacionar acontecimentos do cotidiano da sala de aula e das experiências de
vida por meio de uma linha de tempo (Linha do tempo: história pessoal, rotina
do dia e outros).
• Conhecer
os instrumentos criados e utilizados para medição do tempo no passado e sua
evolução até a atualidade – História do relógio, diferentes modelos,
diferentes formas de registros das horas.
• Conhecer
a forma mais usual de medir o tempo (dia/semana/mês/ano) e iniciar conceitos
como passado/presente/futuro, ontem/hoje/amanhã.
•
Relacionar o conceito de temporalidade com a construção histórica que pode
ser traduzida em medidas e na vivência.
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OBS:
Todas as capacidades planejadas para serem trabalhadas durante o 1º bimestre
deverão ser introduzidas, trabalhadas e retomadas. Se sentirem necessidade
que o aluno precisa ser trabalhado com capacidades não consolidadas o 1º
bimestre, nada impede de ser replanejado para o 2º bimestre, para que todos
os alunos tenham seus direitos garantidos. Diante de todo trabalho realizado,
mesmo assim, o “aluno” não desenvolveu, façam o PIP, registrando.
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