segunda-feira, 16 de março de 2015

PLANEJAMENTOS 1 E 2 ANOS - 1 BIMESTRE

LÍNGUA PORTUGUESA – 1º BIMESTRE – 1º ANO
LEITURA
ORALIDADE
ANÁLISA LINGUÍSTICA
Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).
• Reconhcer a sequência convencional das letras do alfabeto.
• Compreender diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação, como distinções entre o sistema de escrita alfabética, sinais gráficos e outros sistemas de representação gráfica (asteriscos, sinais matemáticos, sinais de trânsito, etc...).
• Orientação e alinhamento.
• Delimitação de palavras (espaços em branco).
• Regras de alinhamento e direção da escrita: de cima para baixo e da esquerda para a direita.
• Conhecer o alfabeto (identificação das letras e reconhecimento da ordem alfabética).
• Reconhecimento dos diversos tipos de letras (quatro tipos de letras).
• Expressar oralmente as idéias, ouvir com atenção e respeito o ponto de vista dos colegas.
• Apropriar-se progressivamente de novas palavras, ampliado seu vocabulário.
• Atender solicitações de mensagens orais.
• Regras e convivência.
• Respeito mútuo.
• Escrever o próprio nome (ficha, letra de forma).
• Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita (sem apoio de modelos, sem situações mais livres, por exemplo, auto ditado, ditado, listas, etc..., fazendo a classificação do nível da escrita do aluno: PRÉ-SILÁBICA, SILÁBICA, ALFABÉTICA.
• Ler e compreender palavras (seguindo a ordem do alfabeto).
• Identificar a família silábica e valor sonoro das letras (B, C, D), consciência cronológica.
• Identificar as vogais e encontros vocálicos.
• Identificar gêneros textuais: convite, bilhete, rótulos e embalagens.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
• Livro Didático – Português
• Guia do Alfabetizador (1º ano – 1º bimestre)
• Jogos do CEEL.
• Alfabeto móvel (jogos)
• Livros o Pacto (seqüência didática, gêneros textuais).
• Projeto de Leitura (Vamos brincar de reinventar histórias).
• Livro – Alfabetização (Um processo em construção – Maria de Fátima Russo – Editora Saraiva).

  
MATEMÁTICA – 1º BIMESTRE
NÚMERO E OPERAÇÕES
ESPAÇO E FORMA
GRANDEZAS E MEDIDAS
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
• Representar, contar, ler e registrar os números até 10.
• Correspondência biunívoca.
• Seqüência oral e numérica.
• Ordem crescente / decrescente
• Antecessor / sucessor.
• Agrupar e relacionas as quantidades em dezenas e unidades.
• Identificar e registrar idéias de adição e subtração através de materiais concretos e situações problemas.  
• Identificar e comparar padrões (blocos lógicos); tamanho, forma, espessura e cor (quadrado, círculo, triângulo, retângulo).
• Perceber o próprio corpo através de desenhos (sala de aula, recreio, casa).
• Mais alto / mais baixo / embaixo / em cima / atrás / na frente / dentro /fora / perto /longe / mais pesado / mais leve / liso /áspero / fino grosso / estreito / largo / posição diferente / maior / menor / mais / menos / nenhum / esquerda / direita.
• Identificar os dias da semana. 
• Coletar, organizar e registrar dados e informações através de gráficos, tabelas (aniversariantes, semana, como você vem para a escola, quem traz você para a escola, etc...), lendo e interpretando, registrando.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
• Livro Didático.
• Jogos na Alfabetização Matemática.
• Livros do Pacto (todos).
• Tapetinho.
• Material dourado.
• Q. P.
• Tampinhas.
• Palitos de picolé e outros.


CIÊNCIAS
AMBIENTE
SER HUMANO E SAÚDE
RECURSOS TECNÓLOGICOS
• Identificar semelhanças e diferenças de seres humanos.
• Conhecer os animais (cobertura do corpo, locomoção, como nascem, onde vivem).
• Diferenciar animais domésticos e animais silvestres).
• Preservar o meio ambiente (Projeto Água).
• Reconhecer a necessidade da higiene corporal para preservar a saúde.
• Relacionar a limpeza do ambiente à preservação da saúde.
• Identificar partes do corpo humano.
• Identificar as próprias características físicas, reconhecendo que cada ser humano é único e diferente de todos os outros.
• Reconhecer a importância da água potável para a saúde.
• Reconhecer a tecnologia aplicada ao cultivo do solo (trator, arado, etc...).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
• Textos variados ou atividades (livros diversos, pesquisas, Internet), que envolvam os conteúdos a serem trabalhados.


GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE
RELAÇÕES SOCIAIS
CARTOGRAFA
NATUREZA
• Reconhecer a identidade pessoal e coletiva.
• Identificar diferenças e semelhanças entre os colegas.
• Construir valores e atitudes que propiciem o zelo pelos bens comuns.
• Identificar o lugar onde mora.
• Reconhecer a importância da habitação como um espaço nosso e da família.
• Relacionar os vários tipos de moradia e culturas e grupos diversos.
• Reconhecer as diferentes moradias e os materiais utilizados para sua construção.
• Identificar a posição de diferentes objetos quanto à horizontalidade, verticalidade e obliqüidade.
• Reconhecer a distribuição espacial da casa e seus elementos.
• Demonstrar através de desenhos, alguns objetos da casa a partir de vários ângulos.
• Ler o próprio desenho e dos colegas.
• Interpretar agendas, símbolos e cores.
• Construir legendas para o desenho representado.
• Demonstrar, com desenho, a casa.
• Descrever o itinerário de locomoção de um lugar a outro dentro de casa.
• Identificar a funcionalidade dos cômodos da casa.
• Identificar limites entre os cômodos da casa e desta com os vizinhos.
• Identificar o que é natureza e compreender que o ser humano faz parte dela.
• Distinguir paisagem natural de paisagem cultural.
• Identificar a importância da natureza e sua preservação para o grupo humano.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
• OBS: Todas as capacidades planejadas para serem trabalhadas durante o 1º bimestre deverão ser introduzidas, trabalhadas e retomadas. Se sentirem necessidade que o aluno precisa ser trabalhado com capacidades não consolidadas o 1º bimestre, nada impede de ser replanejado para o 2º bimestre, para que todos os alunos tenham seus direitos garantidos. Diante de todo trabalho realizado, mesmo assim, o “aluno” não desenvolveu, façam o PIP, registrando.

  
HISTÓRIA
• Construir noção de temporalidade a partir de hábitos/noções (diárias, semanais, mensais, anuais).
• Relacionar acontecimentos do cotidiano da sala de aula e das experiências de vida por meio de uma linha de tempo (Linha do tempo: história pessoal, rotina do dia e outros).
• Conhecer os instrumentos criados e utilizados para medição do tempo no passado e sua evolução até a atualidade – História do relógio, diferentes modelos, diferentes formas de registros das horas.
• Conhecer a forma mais usual de medir o tempo (dia/semana/mês/ano) e iniciar conceitos como passado/presente/futuro, ontem/hoje/amanhã.
• Relacionar o conceito de temporalidade com a construção histórica que pode ser traduzida em medidas e na vivência.
OBS: Todas as capacidades planejadas para serem trabalhadas durante o 1º bimestre deverão ser introduzidas, trabalhadas e retomadas. Se sentirem necessidade que o aluno precisa ser trabalhado com capacidades não consolidadas o 1º bimestre, nada impede de ser replanejado para o 2º bimestre, para que todos os alunos tenham seus direitos garantidos. Diante de todo trabalho realizado, mesmo assim, o “aluno” não desenvolveu, façam o PIP, registrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário