segunda-feira, 21 de setembro de 2015

HISTÓRIA - PATRIMÔNIO CULTURAL

Cuidando do Patrimônio O porquê da conservação e restauração do patrimônio cultural Ao se propor conservar ou restaurar algum Bem Cultural, entende-se que ele é digno de permanência por seu Valor Cultural, ou seja, como um elemento que, de alguma forma, representa a nossa cultura, o nosso pensamento, ou mesmo, os nossos sentimentos, porque ele é produto da ação e da produção material e imaterial do homem. Os bens culturais formam aquilo que chamamos de patrimônio histórico e artístico, ou mais precisamente, constituem o nosso Patrimônio Cultural, expressão abrangente e que encampa as demais. Por ser um elemento da cultura é que se justifica a conservação e o restauro de um determinado bem. O Patrimônio Cultural é um conjunto de bens culturais, e tem seu valor reconhecido por um determinado grupo, ou mesmo, por toda a humanidade. Normalmente o patrimônio cultural é dividido em duas categorias: os bens intangíveis e os bens tangíveis. O Conservador/restaurador é o profissional que irá atuar sobre os bens tangíveis. O patrimônio tangível pode ser dividido em mais duas categorias: bens culturais imóveis e bens culturais móveis. Veja o esquema abaixo para melhor compreender essa classificação. Preservar o patrimônio cultural é algo de enorme importância para o crescimento social e cultural de um povo, pois os bens culturais retêm todo um conjunto de informações. Eles podem refletir crenças, idéias e costumes, além de demonstrar um determinado gosto estético ou algum tipo de conhecimento tecnológico, e servir como documento das condições sócio políticas e mesmo da econômica das civilizações. Não se pode entender o Patrimônio Cultural somente como um objeto de museu, isso seria um equívoco, pois muito mais do que algo envelhecido, o patrimônio cultural pode ser entendido como um resultado ou extensão do pensamento humano. O contato com os bens culturais permite acesso a uma cultura coletiva, e se constitui em um processo dinâmico, pois acaba por potencializar a reflexão e o senso crítico. Além de tudo, o Patrimônio Cultural pode ser entendido como uma espécie de referencial social, permitindo com que o homem melhor se localize no tempo e no espaço, a partir deste patrimônio. Nesse sentido, o Patrimônio Cultural pode impulsionar à transformação social, potencializar a criatividade, desenvolver o enriquecimento cultural. Tudo isso justifica a sua preservação e conservação, e o seu restauro quando necessário. PATRIMMÔNIO CULTURAL Quando vivemos num lugar somos reconhecidos por alguma coisa que fazemos, pelo que fazem nossos pais ou as pessoas com quem vivemos, ou por coisas que nos vão acontecendo. Fazendo amigos, indo à escola, trabalhando, ajudando aos outros, brincando, marcamos a nossa vida e as vidas das pessoas que nos cercam. Tudo o que fazemos, o que criamos ou inventamos, é a partir do que vemos, do que sentimos e do que aprendemos. É tanta coisa! Há jeitos diferentes de viver, de tratar o meio ambiente e os animais, de cuidar dos doentes, de fazer festas e comidas, mas tudo isso fala do que somos. Também as brincadeiras, as músicas que cantamos, as danças, os jogos, as poesias, as histórias. Chamamos a este conjunto de coisas de Patrimônio Cultural. Ele é constituído pelo que já encontramos desde que nascemos, mas também pelo que vamos construindo e acrescentando com a nossa vida e a nossa ação. É como uma “herança” que todos recebemos ao nascer e o que faz o conjunto dos bens que pertencem a um povo ou a um país: o meio ambiente, tudo o que escreve nos livros, o que se produz nas artes, tudo o que se aprende e se faz para sobreviver (como o saber subir em árvores, saber pescar, plantar e colher, saber cuidar dos animais, saber nadar...), e o mais que é necessário para viver bem (como cozinhar, costurar, construir, fabricar, instalar, assim como os objetos que se fabrica, as construções, as cidades). Essa “herança” é o patrimônio cultural Somente conhecendo o patrimônio cultural de uma comunidade podemos entender um pouco o que ela é: o que fazem as pessoas que ali vivem, e até o que desejam e sonham, podemos enfim conhecer a sua história. Por isso os historiadores, para escrever os livros de História, vão procurar informações estudando os bens do patrimônio cultural. Eles pesquisam dados do meio ambiente, buscam documentos nos arquivos, museus e bibliotecas, lêem livros, entrevistam pessoas, estudam outros tipos de bens culturais. Podemos aprender História nos livros, mas precisamos também entender como trabalham os historiadores e, como eles, conhecer o que dizem os documentos, monumentos, as fotografias, as manifestações artísticas, os documentários da TV ou do cinema, os jornais, ou o que nos dizem as lembranças dos mais velhos. Assim veremos como é fascinante a nossa história, quanto há o que aprender com ela! Certamente vamos entender e valorizar esse patrimônio, que fala da nossa história e que portanto, fala sobre nós mesmos.

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