domingo, 15 de fevereiro de 2015

HINO NACIONAL - INTERPRETAÇÃO

Trabalho de História



Educando:_________________________________________________________________________Educadora: _____________________________________________________________________


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
(   ) a liberdade política.
(   ) a liberdade econômica.
(   ) a liberdade intelectual
4. Nossa liberdade foi conseguida:
(   ) facilmente.
(   ) com luta.
(   ) através de acordos
5. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
_________________________________________________________________________

7. A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
(   ) que o Brasil é o maior país da América.
(   ) que o Brasil faz parte da América.
8. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. A que igualdade o autor se refere?
_________________________________________________________________________

10. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. O que o Hino Nacional brasileiro representa para você?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES

12. Pesquise no dicionário o significado das palavras grifadas:
... as margens plácidas do Rio Ipiranga ... _________________________________________________________________________
... ouviram o brado retumbante ... _________________________________________________________________________
... brilhou em raios fúlgidos ... _________________________________________________________________________
... se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade... _________________________________________________________________________
... um raio vívido ... _________________________________________________________________________
... impávido colosso ...
_________________________________________________________________________
... do que a terra mais garrida ...
_________________________________________________________________________
... o lábaro que ostentas ...
_________________________________________________________________________

se ergues a clava forte ...
_________________________________________________________________________

ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS:
13. Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário)
Plácido: _________________________________________________________________
heroico: ________________________________________________________________
Fúlgido: _________________________________________________________________
igualdade: ______________________________________________________________
Garrida: ________________________________________________________________
Risonho: ________________________________________________________________
límpido: _________________________________________________________________
Grandeza: ______________________________________________________________
gentil: __________________________________________________________________
Fugir: ___________________________________________________________________
resplandecer: ___________________________________________________________

15. Observe as palavras do texto e complete com as letras que estiverem faltando:
Plá____idas
fúl___idos
inten__o
Ri___onho
resplande____
e___plêndido

16. Palavras parônimas: (Parecidas)
Tráfego – cessão - estada - eminente - descrição – Tráfico - seção - estadia - iminente - discrição – Sessão – Concerto - caçar - dispensa - espiar - degredar – Conserto - cassar despensa - expiar - degradar
Preencha os espaços usando as palavras acima: na dúvida, consulte o dicionário:
a) Na escravidão, havia ________________________ de escravos
b) Assisti a uma bela ____________________________ de cinema.
c) Foi à África para ________________________________ elefantes.
d) A ______________________ de minha casa está sempre repleta de alimentos.
e) Mandei o sapato para o_____________________________
f) Abriu a janela para ______________________________ a rua.
g) O aluno não se sentiu bem e pediu __________________________ das aulas.
h) Na avenida, o________________________________ estava intenso.
i) Fiz um levantamento sobre a ______________________de navios estrangeiros, em portos brasileiros.
j) Assisti a um _____________________________ do Teatro Municipal.
k) O governo podia ____________________ os ministros que não respeitavam as leis do país.
l) A _________________________ é uma qualidade das pessoas educadas.
m) O castigo imposto pela Corte foi ________________________ os inconfidentes.
n) Os vícios podem _________________________________ as pessoas.
o) A professora nos pediu a__________________ de uma paisagem.
p) O culpado deve__________________ por seus pecados. Minha _____________ na Europa foi muito proveitosa.
q) O chefe da minha _____________________________ é muito simpático

 17.  Relacione as colunas

1 – Vívido                (    )garantia
2 – Plácidos             (    ) bandeira
3 – Impávido           (    ) generoso, acolhedor
4 – Brado                 (    ) bandeira
5 – Espelha              (    ) que brilha, cintilante
6 – Penhor                (    ) corajoso
7 – Resplandece     (    ) cultuada, amada
8 – Clava                 (    ) lindo, belo
9 – Colosso              (    ) enfeitada de flores
10 – Flâmula           (    ) brilhas
11 – Florão              (    ) mostras com orgulho
12 – Formoso          (    ) intenso
13 – Fúlgidos          (    ) que brilha, ilumina
14 – Fulguras          (    ) grito
15 – Garrida           (    ) flor de ouro
16 – Gentil              (    ) arma primitiva de guerra
17 – idolatrada      (    ) reflete
18 – Lábaro            (    ) som que se espalha com barulho
19 – Límpido           (    ) grande
20 – Ostentas         (    ) puro, que não está poluído 
21 – Retumbante  (    ) calmas, tranquilas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário